sábado, 23 de junho de 2012

Bolos de São João -Bolo Cremoso de Fubá - Bolo de Pamonha e Bolo de Carimã

Bolo de Pamonha
Vocês sabem que aqui no Nordeste do Brasil a tradição da festa de São João é fortíssima. Amo as comidas: o milho(principalmente o assado), o amendoim, os bolos, a canjica... enfim tudo isso é muito gostoso. Aqui vão alguma delícias que fiz neste dia de S.João, apesar de não comemorar a data, mas amo as comidas...



Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1/2 xícara de leite
5 espigas de milho debulhadas (mais ou menos 600 g de milho)
5 colheres de margarina
3 ovos
1 col de sopa de fermento em pó

Modo de fazer


olha ele ai
Bati no liquidificador a lata de leite condensado 1/2 xícara de leite, o milho a manteiga e os ovos  Coloquei o fermento e assei em forma de buraco no meio untada e enfarinhada.
o bolo de Pamonha saindo do forno


BOLO CREMOSO DE FUBÁ







Este bolo não ficou exatamente como o original, a parte cremosa deveria ter ficado no meio mas ficou embaixo Já sei o motivo: a forma era grande para ele. Tem que ser feito em uma form onde ele fique alto para que o receheio fique no meio, tente!

Ingredientes:
1 xic e 1/2 de fubá
2 xic de açucar
2 col sopa (bem ceias de farinha de trigo)
5 col de margarina (usei manteiga)
4 xic de leite
3 ovos
1 pitada de sal
2 col sopa de fermento
raspas de limão
100 g de queijo ralado

No liquidificador coloquei primeiro os secos - a fubá, o açucar a farinha de trigo . Na sequência a manteiga, o leite, os ovos e 1 pitada de sal. Bati tudo bastante e acrescentei o queijo e as raspas. Coloquei numa forma untada e polvilhada com farinha, que deve ser funda mas não grande ele fica bom quando fica douradinho .



Agora a delícia do São Joào está aqui: Bolo de Carimãhttp://ivaneidepassos.blogspot.com.br/2011/08/bolo-maraviloso-de-carima-puba.html. Nunca vi bolo igual a esse. Sucesso garantido!!
Todos esse bolos achei no Rainhas do Lar

Nenhum comentário: