quarta-feira, 13 de junho de 2012

Bolo de Limão Siciliano com Chocolate Amargo


Gente,

Fiz esse bolo para um café da manhã de uma colega de trabalho. Fiz despretensiosamente, apesar de saber que era uma receita da Chef Samantha Aquim,  premiada pela Revista Veja Rio, conforme  Zefinha do Blog  Culinária da Zefinha. Mas, como ela não fez a receita, apenas a publicou,  fiquei em dúvida. Gente, uma delícia!. Agora tenho que confessar que não tinha chocolate meio  amargo em casa, usei um que eu tinha trazido da Africa do Sul (delicioso)  uns 70 gramas, ficou com déficit de chocolate, mas nem por isso menos gostoso.. só prejudicou a foto, mas a massa super fofa!

Ingredientes
1 xícara (chá) de manteiga sem sal
1 xícara (chá) e 3 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 ovos
1 xícara (café) de leite integral (usei desnatado mesmo)
1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo
6 g de fermento químico
100 g de chocolate amargo picado
20 g de raspas de limão siciliano

Para a calda
1 colher (sopa) de açúcar
1 colher (sopa) de rum
1 colher(sopa) de suco de limão siciliano

Modo de preparar
Bati a manteiga com o açúcar na batedeira em velocidade baixa até obter uma massa leve. Acrescentei o ovo, deixei a massa ficar homogênea, e adicionei o leite aos poucos. Ainda em velocidade baixa, juntei a farinha de trigo misturada com o fermento químico. Sem bater, acrescentei à massa as raspas de limão e metade do chocolate picado. Coloquei metade da massa na assadeira, cubri com o restante do chocolate picado e botei a outra metade da massa. Assei em forno médio baixo, pré-aquecido, por aproximadamente 50 minutos.Esse bolo é feito em assadeira, mas usei uma forma.
Para a calda, misturei o açúcar, o rum e o suco do limão siciliano até atingir o ponto de calda. Assim que a massa saiu do forno, reguei com a calda.
*Dica do chef
Use ingredientes em temperatura ambiente para deixar a massa mais leve.
*Curiosidade
A chef Samantha Aquim aprendeu esta receita em Paris enquanto cursou a escola de gastronomia Lenôtre.

* Zefinha deu essas informações.







ficou com pouco chocolate, mas, uma delicia!

Nenhum comentário: