terça-feira, 2 de outubro de 2012

Bolo de Noiva de Recife ( Receita de Eliane e Jane Asfora )



Gente, Estava com essa receita guardada há tempos. Mas, estava meio desconfiada... Não é que o bolo é uma delícia!?!?!? amei muitooo. Trata-se de uma tradição Recifense. Segundo essa tradição deve-se guardar e comer um pedaço do  bolo , após um ano (guardar congelado ) para dar sorte. É uma variante do bolo inglês. Vale a pena fazer, pois é delicioso. Este entrou para minha lista Top! Achei no maravilhoso Rainhas. Obs: Não coloquei o glacê... mas fica à vontade! obs2. Fiz a metade desta receita e deu um bolo grande...

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
500 g de açúcar mascavo
500 g de manteiga ou margarina
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de fermento em pó
300 g de ameixas bem picadas
300 g de frutas cristalizadas picadas
200 g de passas brancas
200 g de passas pretas
1/2 xícara de nozes picadas
8 ovos
1 pitada de cravo triturado e peneirado
 Noz-moscada e canela em pó a gosto
 Modo de fazer

Deixei as passas de molho no vinho (ele mandam que seja vinho do porto, mas eu usei o tinto mesmo) de um dia para o outro. Bati a manteiga com o açúcar por 6 minutos (mas pode bater a té ficar esbranquiçado) Juntei os ovos (um a um) e bati até ficar homogêneo. À parte juntei as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela misturei e acrescentei a massa. Em seguida, juntei a farinha e o fermento peneirei e acrescentei, batendo sem parar. Juntei as ameixas e as frutas e misturei e acrescentei. Adicionei o conhaque e o vinho com as passas e misturei. Aqueci o forno em temperatura média. O original manda forrar 2 fôrmas com papel manteiga e untar com bastante manteiga e dividir a massa entre as duas fôrmas. Eu, como fiz a metade, usei uma forma de buraco no meio untei e Polvilhei farinha e assei por 40 minutos (o Original manda 55 ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo) Deixei esfriar.

Não fiz esta parte:

Não fiz as Glacês, mas segue a receita conforme original:
Glacê mole
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3 claras Glacê duro
8c de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 claras

Glacê mole
Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar.

 Glacê duro
Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa (essa massa ainda gruda nas mãos). Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar.

Montagem
Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole. Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira.

Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo.











2 comentários:

são33 disse...

ADORO BOLOS COM FRUTOS SECOS E ESTE FICOU LINDO DEMAIS.
ADOREI CONHECER O TEU BLOG E COM CERTEZA QUE VOLTAREI.
ATÉ JÁ
BJ

IVANEIDE disse...

Obrigada!! Já anotei alguams receitas de teu BLOG, muito lindo!