Todos sabem minha dificuldade com decoração de bolos.. mas, breve farei minhas especializações. Esse bolo até que não foi tão difícil, mas sei que poderia ficar mais bonito. Agora... o sabor hummmm, delicioso. Já fiz algumas vezes e é um sucesso aqui em casa.. Achei no maravilhoso Pecado da Gula.
Ingredientes:
Para a massa vocês podem usar qualquer pão de ló. Eu usei esta aí embaixo
Pão de Ló:
2 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
1 xícara de leite morno
5 gemas de ovo
5 claras de ovo
1 colher (sopa) de margarina ou manteiga
1 colher (sopa) de fermento químico em pó
1 colher (chá) de essência de baunilha
Modo de fazer
Pré-aqueci o forno a 180ºC.
Bati as claras em neve, reservei. Bati a manteiga, as gemas com o açúcar até ficar um creme e não desaparecer o açúcar. Acrescentei aos poucos, a farinha, o leite, a baunilha e o fermento. Por último, acrescentei delicadamente as claras em neve. Dividi a massa em três formas redondas de 20cm untadas (mas poderia ser de 18) Levei ao forno para assar por cerca de 35 minutos. Depois de pronto, deixei esfriar.
Recheio:
500g de creme de leite fresco
2 bandejas de morangos
Recheio:
500g de creme de leite fresco
2 bandejas de morangos
Modo de fazer:
bati o creme ao ponto de chantilly cortei os morangos em fatias largas no sentido do comprimento, reservei.
Calda caseira
1/2 xícara de açúcar
1½ xícara de água
Levei ao fogo até ferver e o açúcar se dissolver. Deixei esfriar, separei 150ml e adicionei 3 colheres de sopa de licor Cointreau.
Montagem:
Montei num uma aro do tamanho do bolo, 18cm ( mas , segundo Akemi, pode ser dentro de uma forma forrada com filme plástico cortado com folga para poder cobrir todo o bolo montado ou ainda no prato de servir). Coloquei um bolo(é bom dar uma raspatinha para penetrar a calda), reguei com calda caseira (pode ser guaraná) ( ou qualquer calda que saiba fazer), espalhei uma farta camada de chantilly, morangos colocados em pé- cortados em faria no sentido vertical (mas você pode apenas picar groseiramente) e suspiros picados grosseiramente(Não quebre os suspiros muito pequenos porque eles se dissolvem e não se percebe depois ). Cobri com outro disco de bolo e repiti toda a operação. Por fim, cobri com o último disco de bolo, umedeci com calda, cobri o aro com o filme e deixei na geladeira por uma noite. Desenformei e decorei conforme Akemi.
5 comentários:
Olá Ivoneide!
Isso é maldade, quero comer! [risos]
Abraços.
“Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jeferson Cardoso)
Convido para que leia e comente “AGORA OLGA FEZ IOGA” no http://jefhcardoso.blogspot.com/
Que lindo, que tentação. Lembra dias quentes como hoje.
Preguiça na cozinha, aqui nos trópicos era pra ser inverno, mas estamos, ao menos no meu estado, em pleno verão! então está adequado, rs
Oi Jeferson, obrigada pela visita, vou dar uma lida e depois comento. Ab
Oi Jeferson, obrigada pela visita, vou dar uma lida e depois comento. Ab
Postar um comentário