domingo, 8 de julho de 2012

Pavlova de Chocolate com Morangos e Calda de Frutas Vermelhas


Genteee,
Essa Pavlova é delícia! foi a sobremesa dos dia dos namorados.. Trata-se de uma receita vencedora do concurso de receitas de chocolate para o dia dos namorados que a Kátia do Casos e coisas da Bonfa promoveu. A vencedora foi Fernanda do Blog Especiarias Doces. Super recomendo, galera!


Ingredientes
 calda:
- 400g de frutas vermelhas congeladas
- 1/2 xícara de açúcar
 - Suco de 1 limão Recheio:
- 600 ml de creme de leite fresco
- 4 colheres de sopa de açúcar de confeiteiro 
 - 1 1/2 caixinha de morango


 Merengue:
 - 6 claras 
- 300g de açúcar 
 - 3 colheres de cacau em pó, peneirado 
- 1 colher de chá de vinagre balsâmico ou vinagre de vinho tinto 
- 50g de chocolate amargo, bem picadinho 
- Folhas de hortelã lavadas para decorar


 Modo de preparo:


 Liguei o forno a 150 °C. Forrei duas assadeiras com papel manteiga e desenhei dois círculos de 20 cm em cada um deles (antes, claro! usei o aro da forma). 


 Base de merengue: 
Bati as claras em neve até formar picos, e em seguida, acrescentei o açúcar, uma colher de cada vez, até que o merengue ficasse encorpado e brilhante. Adicionei o vinagre, o cacau e o chocolate picado e Mexi levemente até incorporar todos os ingredientes. preenchi os círculos desenhados no papel manteiga e levei para assar por aproximadamente 50 minutos. Deixei os discos esfriarem dentro do forno desligado.


Calda: coloquei as frutas congeladas em uma panela pequena e acrescentei o açúcar e o suco de limão. Levei ao fogo e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até as frutas ficarem macias e formar uma calda ligeiramente espessa (se não conseguir que fique espessa coloque um pouco de geleia de frutas vermelhas) Eu preferi deixá-la bem grossinha para nào ficar escorrendo sobre os merengues). Retirei do fogo e passei pela peneira. reservei


 Recheio: bati o creme de leite com o açúcar até formar picos firmes (ponto de chantilly). . Os morangos foram divididos em quatro partes.
 Montagem: coloquei um disco do merengue sobre um prato de servir e recheiei com a metade do chantilly e dos morangos. Espalhei a metade da calda e cobri com o outro disco de merengue. Recheiei com o restante do chantilly e dos morangos. Coloquei a calda por cima e decorei com as folhas de hortelã.
Rende de 8 a 10 porções. A receita da base de merengue é da Nigella e o recheio é da revista Claudia Comida

















Antes de ir ao forno, coloco no circulo de papel manteiga, deixei uma borda maior que 20 cm porque ela cresce um pouco.

2 comentários:

Joana disse...

Está com um aspecto delicioso :)
Que grande sobremesa! Fica anotada :)
Um beijinho

IVANEIDE disse...

Oi Joana!! Obrigada, realmente é nuito gostosa, espero que faça, bjs