domingo, 22 de julho de 2012

Lanches, lanches - Calzone - Pão com Sardinha e azeitonas

 Hoje estou inspirada para lanches. Toda sexta aqui em casa tem que ter um lanchinho feito por mim, à noite, mesmo que seja para ser degustado após chegarmos da rua.. Faz muito tempo que estou para publicar  e não consigo (a fila é grande, rs),. Seguem então logo duas receitas! esse calzone tem a massa fofíssima ,por causa da batata. o recheio simples com um toque especial da azeitona preta.. experimente! O calzone achei aqui.

Ingredientes

Massa:

500g de farinha de trigo
2 tabletes de fermento para pão (usei 1 do biológico seco)
1 xic. de chá de água morna
6 col. de óleo
1 col de chá de sal
 1 batata grande cozida (usei duas médias)


Recheio: (mas vc pode fazer como quiser)

 200g de presunto picado
200 g de mussarela picada
50 g de azeitonas picadas
temperos a gosto (salsinha, orégano, pimenta etc)

Modo de fazer

massa:

Bati no liquidificador  todos  os ingredientes, exceto a farinha e reservei,  Coloquei  a farinha em uma vasilha grande e misturei com o líquido batido. Misturei até desgrudar (se preciso coloque mais um pouquinho de farinha). Sovei até homogenizar tudo. A receita original manda descansar por 10 min. Eu deixei o dia todo pois fiz pela manhã para assar à noite (deixei num lugar bem quentinho).
Recheio
Misturei todos os ingredientes ( cortados em tiras), abri a massa em circulo grande (mas poderia ser pequenos calzones ou médios ) coloquei o recheio e fechei em meia lua. dei beliscões para fechar. mas poderia ter sido pressionado com um garfo para unir as duas partes da meia lua. pincelei com gema (botei duas) .para o tamanho que fiz sobrou massa. Coloquei em forma untada e polvilhada em forno  a 200 graus.








 PÃO COM SARDINHA E AZEITONAS




Faço esse pãozinho há muito tempo A massa fica bem aerada. mas tem que deixar ficar mais moreninho do que isso ai. Fica melhor. Bom para um lanchinho a qualquer hora.

Ingredientes:
 1/2 cix de chá de leite
2 ovos inteiros
1/2 xicara e óleo
1/2 xic de chá de farinha de trigo
1 col de cha de sal
1 cebola picadinha
2 col de sopa de azeitonas pretas picadas ( eu boto mais)
1 col de sopa de fermento em pó químico (aquele de bolo mesmo)
1 col  de sopa de orégano para decorar
 Modo de Fazer

Juntei  e misturei bem o leite, o óleo , os ovos e o molho de tomate das sardinhas em uma vasilha grande. Acrescentei a farinha e o sal, misturei novamente. Adicionei as cebolas as azeitonas e o fermento, misturei e finalmente as sardinhas (boto por 'último  para não quebrarem muito ), A receita  original  manda uma forma de bolo inglês, mas eu faço em uma mais larga mas que cabe a mesma quantidade da recomendada. o tamanho da  forma de Bolo inglês é 22 x 11 cm. Untada e enfarinhada. polvilhei orégano por cima. levei ao forno a 180, acho que por uns 29 a 30 min (mas acho que melhor quando fica" mais para moreninho" pois a massa cozinha por dentro  e fica mais aerado) O cheiro rescende na casa ai vc olha se está moreno, tá? Ah! achei aqui.







Nenhum comentário: