sexta-feira, 6 de julho de 2012

Filet Mignon com Mousseline de Mandioquinha e Cogumelos


Gente,
quem não ama um filézinho, ainda mais acompanhado de cogumelos e mandioquinha (amo!) Enfim foi o prato principal do dia dos namorados. Achei aqui.



Ingredientes:

 400g de filé mignon
 300g de mandioquinha
 200g de cogumelo shimeji
100g de cogumelo paris fresco
10g de cebola bem picada
10g de alho bem picado
50ml de creme de leite fresco
100g de manteiga
15g tomilho fresco ou desidratado sal e pimenta
 Modo de Preparo do Mousseline (= purê de mandioquinha )
Coloquei numa panela com bastante água e algum sal deixe-as cozinhar até que estivessem prontas para espremer. Escoei e depois de espremidas e ainda quentes, adicionei o creme de leite fresco e a manteiga em temperatura ambiente. Ajustei o sal.
 Modo de Preparo dos Cogumelos
 Cortei os cogumelos em 4 partes lares) . Em uma frigideira previamente aquecida coloquei um pouco de óleo de oliva e adicionei os cogumelos. Deixei dourar bem para que eles adquirissem cor. Acrescentei um pouco de sal e pimenta do reino fresca ralada. Depois de cozidos, adicionei a cebola e o alho picados e deglaceie com 10ml de vinho branco seco (deixei o álcool evaporar) . Ajustei os temperos e coloquei um pouco de tomilho fresco picado ou mesmo o desidratado no final da cocção (cozimento) dos cogumelos. Modo de Preparo do Filé 
 Em um recipiente, temperei a carne com sal e pimenta do reino preta ralada na hora. Numa frigideira anti-aderente bem quente coloquei um pouco de óleo de soja e dispus um lado da carne, deixando criar uma crosta. Repeti este processo com o outro lado do filé mignon. Aqueci uma colher de sopa de manteiga, acrescentei o tomilho e reguei os filés com esta mistura para acrescentar sabor. Finalizei a carne no forno quente (pré-aquecido a 200C) até o cozimento desejado. 

Finalização

 Coloquei os cogumelos no prato formando um parênteses. Adicionei o mousseline de mandioquinha no meio deste parênteses e finalizei colocando o filé mignon grelhado sob o mousseline.












shimeji e Paris


Nenhum comentário: