sexta-feira, 27 de julho de 2012

Bolo de Chocolate com Cerejas Frescas




Desde que vi essas cerejas decorando um bolo no Blog Baunilha e caramelo fiquei sonhando em encontrá-las e fazer o mesmo. E não é que logo no Mix da Paulo VI eu achei as bichinhas? Fiz uma mistura "oitenta"(como se diz aqui na Bahia), fiz a massa do bolo do Trem Bom:  do bolo "Mais um bolo de chocolate"e  a decoração, o recheio e a cobertura  do Baunilha e Caramelo, bolo "Floresta Negra". Resultou nesse bolo que considerei delicioso!!! Levei-o para uma reunião maravilhosa na casa de minha amiga Lia.
Vamos lá

Ingredientes:
 225g manteiga sem sal em temperatura ambiente
225g açúcar refinado
4 ovos grandes levemente batidos
1 colher chá de extrato de baunilha
200g farinha de trigo com fermento
 1/2 colher chá de fermento em pó
1/2 colher chá de bicarbonato de pó
 30g cacaou em pó
 2 colheres de sopa de leite
100g chocolate amargo picado e derretido

Modo de Fazer:

Preaqueci o forno a 180 graus. untei com manteiga polvilhei com farinha de trigo e forrei o fundo com papel manteiga de duas formas de 20 cm. Juntei  a farinha com o fermento e o bicarbonato e  cessei na peneira. Derreti no banho-maria o chocolate meio amargo.

Bati a manteiga em uma tigela juntamente com o açúcar até ficar bem clarinha (4 minutos). Acrescentei os ovos (um a um) e a baunilha e bati mais um pouco. Coloquei a mistura da farinha de trigo mais o cacau e o leite. Misturei tudinho e finalmente coloquei o chocolate derretido. Misturei tudo até incorporar. Coloquei em quantidades iguais nas formas e botei no forno por 25 minutos. Deixei esfriar na forma.
Cobertura
200ml Creme de leite fresco
 1 colher de sopa de suco de limão (não usei)
 90g de açúcar
 1colher chá de açúcar baunilhado (coloquei extrato de baunilha um pouco)
Xarope:
60ml de brandy (usei amaretto)
 60ml de água
2+1/2 de colher de chá de açúcar

Numa panelinha, misturei o açúcar, a água e licor de amêndoas. Deixei ferver em fogo brando durante 2 minutos. Deixei esfriar antes de utilizar.

 Decoração:
300g Cerejas (ou mais) e lascas de chocolate (não usei)

 Recheio e Cobertura:
Coloquei o creme de leite na batedeira, bati um pouco quando começou a ficar espesso coloquei o açucar e bati até o ponto de chantily. Reservei na geladeira

 Montagem:
 Lavei e sequei bem as cerejas. Reservei
 No prato de servir colocar uma camada de bolo e umedeci com metade do xarope preparado. Espalhei metade do chantili e por cima coloquei algumas cerejas descaroçadas e partidas em pedacinhos. Coloquei a segunda camada de bolo no prato de servir, umedeci com o restante xarope e cobri com as restante do chantily. No topo de bolo dispor as restantes cerejas e se quiser enfeitar com lascas de chocolate.













Nenhum comentário: