quarta-feira, 15 de agosto de 2012

TORTA SONHO DE CHOCOLATES - Gewickelter Schoko-Traum


Desde que vi esse BLOG  de receitas Austríacas e Alemãs fiquei louca pra fazer uma torta . Escolhi essa bem desafiadora. Confesso que gostei mais do sabor da base do que da torta (não sei se foi a geléia de groselha que não encontrei..)  Inclusive fiz  a base já algumas vezes e com ela  fiz uns biscoitinhos amanteigados em formato de coração que ficaram deliciosos.


Ingredientes:

Pudim de Chocolate:
½ colher (sopa) de gelatina em pó incolor
1 caixinha de pó para pudim de chocolate
375 ml de leite
1 colher (sopa) de cacau em pó

 Massa de chocolate (base da torta):
125 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
15 g de cacau em pó
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha
50 g de açúcar
80 g de manteiga mole
1 colher (sopa) de água
Pão-de-ló:
4 ovos
100 g de açúcar
1 pacote de açúcar de baunilha (coloquei essência mesmo)
100 g de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
40 g de amido de milho (maisena)

Recheio:
50 g de chocolate branco
300 g de creme de leite fresco
 ½ colher (sopa) de açúcar de baunilha (usei essência)
½ colher (sopa) de gelatina em pó incolor
2 colheres de sopa de geléia de groselha preta para cobrir a massa de chocolate (base da torta) -usei de framboesa pois não achei a de groselha
 3 colheres de sopa de geléia de groselha preta para o recheio da massa branca

Cobertura:
300 g de creme de leite fresco
½ colher (sopa) de açúcar de baunilha
75 g de chocolate branco

Modo de Fazer:

 Pudim:
preparei a gelatina conforme  instruções do fabricante (hidratar com 1 col de água e dissolver com água bem morna) reservei. Preparei o pudim misturando, aos poucos, o pó para pudim e o cacau com 375 ml de leite. Levei ao fogo, mexi o tempo todo até cozinhar, fervi uns 2 minutos. Misturei a gelatina já hidratada com o pudim quente e deixei esfriar, cobri com filme plástico para não formar película.


Liguei o forno a 200 ° C. Forrei uma forma retangular (40 X 30 cm) com papel manteiga untado e outra forma redonda (22 cm de diâmetro), também forrada com papel manteiga untado.

 Massa de chocolate (base da torta):
Peneirei a farinha, o cacau e o fermento. Misturei com uma colher   a manteiga, o açúcar e o açúcar de baunilha e a água. Adicionei os demais ingredientes peneirados até formar uma farofa dei uma homogenizada  usando as mãos e também forrei o fundo da forma redonda com essa massa.  Assei em forno pré-aquecido por 15 minutos.
Base já assada
base com a  geléia


Pão de ló:

Bati em batedeira os ovos com o açúcar e a baunilha até ficar um creme bem fofo deixo uns 7 min. Peneirei a farinha e o fermento juntos e misturei aos poucos e delicadamente. Coloquei a massa na assadeira preparada.
 Assei no forno pré-aquecido por 10 min. deixei corar levemente par anão endurecer e facilitar  na hora de enrolar.
Acabando de enrolar o pão de ló


Montagem da Torta:

Sobre a massa de chocolate espalhei 2 colheres (sopa) da geleia (retirei da forma). Mexi o pudim com um batedor e espalhei-o uniformemente sobre o Pão-de-ló. Piquei o chocolate branco (50 g) em pedacinhos e espalhei sobre o pudim. Deixei na geladeira. Hidratei a gelatina em 3 colheres (sopa) de água e aqueci no microondas por 20 segundos. Mexi até dissolver e deixei esfriar enquanto bati o creme de leite com açúcar baunilhado (usei extrato de baunilha )até formar chantilly ralo. Misturei a gelatina e bati em velocidade fraca até espessar o chantilly. Espalhei imediatamente sobre o pudim( o pudim já deve estar meio consistente em cima do pão de ló, para os recheios não se misturarem. Cortei, no sentido do comprimento, 4 faixas de mesma largura (cerca de 7,5 cm). Coloquei a geleia, com o auxílio de uma colherinha, no sentido do comprimento  das  tiras .Enrolei uma das faixas  (tipo rocambole)e coloquei sobre o centro da massa de chocolate .Continuei com a segunda faixa enrolando logo após o término da primeira. Repeti o processo com as outras faixas. Aparei um pouco a base para se igualar ao pão de ló, coloquei o aro e deixei gelar de um dia para o outro, mas pode deixar umas 4 horas. Detalhe, coloquei um pouquinho de calda na massa  ja no aro (ferver duas col de sopa de açucar em meia xícara de água e retirar do fogo e colocar um tanto de licor Amaretto), isso não tem na receita mas achei o pão de ló meio sequinho..
Cobertura:
Bati o creme de leite com o açúcar de baunilha  (usei extrato)até formar chantilly. Soltei o anel do bolo e  cobri com o chantilly. Decorei com chocolate branco  ralado e Physalis. Servi gelada.




3 comentários:

MARLI Dall'Stella - RECEITAS AUSTRIACAS e ALEMÃS disse...

Oi Ivaneide,
Parabéns pelo seu Blog!!! Tem receitas deliciosas!!!
Esta receita é aquela do Blog receitasaustriacas.blogspot.com???
Dica: citar a fonte com endereço, assim temos nossos trabalhos divulgados.
Eu também faço tudo com muito carinho pois sou apaixonada pela culinária, principalmente a confeitaria Austríaca e Alemã.
Bjs
Marli

IVANEIDE disse...

Oi Marli, obrigada pela visita. Essa receita é sim a de seu BLOG, inclusive eu coloquei o link. Se você verificar na primeira frase da receita tem seu link e o nome do BLOG, conforme segue ":Desde que vi esse BLOG de receitas Austríacas e Alemãs fiquei louca pra fazer uma torta"" Clicando na palavra BLOG vai para seu endereço. Procuro semrpe respeitar autores de receitas, bjs

MARLI Dall'Stella - RECEITAS AUSTRIACAS e ALEMÃS disse...

Oi Ivaneide,
Desculpe-me mas realmente eu não observei que tinha o link, geralmente aparece sublinhado...
A geleia sendo vermelha e não muito doce é o que vale. Só o Pão-de-ló seu parece que ficou mais alto que o meu.
Mas esse efeito de recheio invertido eu acho muito interessante!
Você viu a Torta de Natal que eu fiz no mesmo estilo?
Vamos continuar compartilhando experiências pois suas receitas são ótimas!!!
Bom e DOCE 2013!!!
Bjs