segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Tagine de Cordeiro com cuscuz Marroquino - Almoço com amigos



Humm...  almoço de domingo é uma festa, né? ainda mais na companhia de amigos queridos... Esse prato conheci no Marrocos. Amei a cozinha do Marrocos. Trouxe várias especiarias de lá e até hoje utilizo  nos meus tagines. Na verdade Tagine é uma panela onde eles servem vários tipos de ensopados... esse aqui traz o mistério das arábias (apesar de Marrocos ficar na África do Norte, foi colonizado por Árabes). No cardápio teve Tagine, Cuscuz Marroquino e de sobremesa um Pavê de Pêssego.

Ingredientes:
1,5 kg de ombro de cordeiro desossada
 500 g de ameixa
 40 cl de chá preto quente
 2 grandes cebolas
 3 dentes de alho
 1 colher de chá de cominho em pó
 1 colher de chá de canela em pó
 1 colher de chá de gengibre ralado
 3 colheres de sopa de mel
 ½ colher de chá de sementes de coentro
 1 pitada de açafrão
 100 g de amêndoas descascada
 óleo de oliva virgem extra
 ½ porção de coentro fresco
 sal
 pimenta

Modo de fazer:

Mergulhei as ameixas por  ½ hora no chá quente Descasquei e piquei as cebolas    .Descasquei o alho e piquei finamente.   Cortei a carne em pedaços e esfreguei um pouco de sal coentro picado. Aqueci um fio de azeite em fogo alto em uma caçarola ou tagine.   Refoguei a carne até dourar por 6-8 minutos ( eles devem estar  dourados por igual). Retirei a carne e reservei.   Adicionei a cebola na frigideira por 3-4 minutos para colorir.  Coloquei a carne na cebola.   Adicionei todas as especiarias, alho picado e mel.   Cobri a carne com água e misturei todos os ingredientes.   Cozinhei (Na verdade cozinhei  numa panela elétrica  durante a noite toda na temperatura bem low) mas a receita original manda cozinhar em panela fechada em fogo baixo para 1:15 minutos. Escorri as ameixas e adicionei à panela.   Cozinhei coberto novamente por 25 minutos . Torrei as amêndoas em uma frigideira em fogo alto com um fiozinho de azeite.   Adicionei as amêndoas e os coentros picados na panela Ajustei o tempero com sal e pimenta ( de acordo com suas preferências)   Cozinhei mais 5 minutos a descoberto Servi com cuscuz (mas pode ser arroz branco).


Cuscuz Marroquino:

150 g de couscous marroquino
 ½ xícara de caldo de galinha
 5 colheres (sopa) de azeite de oliva
 100 g de passas brancas
 100g de passas pretas
 150 g de damascos picados
 150 g de amêndoas picadas
 100 g de nozes torradas picadas
 50 g de avelãs torradas e picadas
 Sal
pimenta-do-reino a gosto

Modo de fazer

 Coloquei o cuscuz numa tigela e umedeci com o caldo de galinha bem morno, quase quente, até que crescesse, coloquei uma colher bem cheia de manteiga. Cobri com um pano para abafar deixo até ele crescer e ficar macio. Mexi  para soltar e misturei com as sementes e as frutas secas, temperei com o azeite, o sal e a pimenta-do-reino.










Nenhum comentário: