domingo, 27 de maio de 2012

Ameixas ao Roquefort e Damasco ao Lombinho


Gente,

Esses salgadinhos fizeram o maior sucesso no Jantar dos meus amigos! nem esperava pois são tão diferentes doce com salgado... mas enfim peguei no Blog Casos e coisas da Bonfa que convidou Simone Scherman do Blog Festas e cia, que aprendeu num curso de uma loja de artigos de festa. Achei o máximo. Confesso que o ponto da caramelização não é fácil. As meninas usaram para enganar os convidados, confesso que não faz minha cabeça Mas é sucesso garantido, e olha como fica show?

Calda de caramelo
 2 xíc. (chá)de açúcar granulado
 1 xíc. (chá) de água
 3 colheres (sopa)de vinagre branco de álcool
 1 pitada de cremor tártaro (vendido em lojas de artigos para festas)
 Modo de Fazer:
 Botei o o açúcar e o cremor tártaro na panela e não mexi. Ao levantar fervura, coloquei o vinagre. Deixei ferver até adquirir a coloração de guaráná. Passei os salgados no caramelo e deixei escorrer sobre o papel alumínio. Acondicione os salgadinhos em forminhas.

Ameixas ao Roquefort
 250 g de ameixas pretas macias, sem caroços
 50g a 100g de queijo Roquefort ou Gorgonzola (eu usei gorgonzola)
100g de queijo 100 g catupiry de caixinha(não serve o rerqueijão de pote)
 1 pitada de noz moscada
 Modo de Fazer:
Coloquei o Gorgonzola, o Catupiry e a noz moscada no processador. Processei bem e levei para gelar por 8 h (no mínimo). Cortei as ameixas no meio, sem separá-las. Recheie-as com a massa, como o docinho olho-de-sogra. Espetei um palito e caramelei.

Damasco ao Lombinho
250g de lombinho defumado 
50g de picles picadinho damascos macios
1/2 colher de chá de Fondor 
Molho de pimenta(opcional) 
2 colheres de sopa de creme de leite de caixinha
Modo de Fazer:
Coloquei o lombinhotirei a casquinha) sem a casca, no processador e triturei Acrescentei os demais ingredientes(exceto o damasco) e bati novamente até formar uma massa que dava para fazer bolinhas e levei para gelar, em média 4h. Cortei os damascos ao meio, recheiei com um pouco de massa, espetei um palito e caramelei.




2 comentários:

Katia Bonfadini disse...

Oi, Ivaneide! Essa receita é bem original mesmo, né? E a Simone está sempre inventando novidades, ela é ultra criativa! Obrigadíssima por mencionar meu nome! Estou te seguindo e já gostei muito do seu cantinho virtual! Beijão!

IVANEIDE disse...

Pôxa Katia, que honra, sempre espio seu BLOG e é referência pra toda blogosfera, muito obrigada!!