sábado, 19 de maio de 2012

Bolo Prestígio


Talvez pela dificuldade que tenho, amo fazer bolos! é um desafio. Aquela trabalheira e você (quer dizer, eu) nunca tem certeza se ficará bom ou não. São tantos fatores interferindo,  fermentação, tamanho da forma, forno, ingredientes  enfim... é muito bom  esse estressezinho... e o quer dizer da decoração??? tremo nas bases, ainda não tomei os milhares de cursos que pretendo fazer, rs.. mas, tenham paciëncia e aguardem minhas especializações.
Esse bolo (daqui do Bolos do Beto que agora  é receita passo a passo ) foi do Aniversário do meu querido irmão Toinho. Cantamos parabéns e ele amou tudo isso, e quem não gosta, não é mesmo? amor é tudo!

Ingredientes

6 ovos (gemas e claras separadas)
2 xic. de açúcar (usei refinado)
2 e 1/2 xic. de farinha de trigo
1 xic. de chocolate em pó (usei do padre)
1 xic. de leite
 1 col de sopa cheia de manteiga sem sal (usei com sal)
1 col. de chá de bicarbonato de sódio
1 col. de sopa de fermento em pó químico

Modo de fazer

Forrei uma forma de 23 cm de diâmetro com papel toalha (eu usei manteiga. Ele aconselha não untar as bordas e colocar papel tolha no fundo da forma). Liguei o forno a 225 oC. Misturei os ingredientes secos e  peneirei (farinha, bicarbonato, chocolate). Mornei o leite e acrescentei a manteiga.
Calda:
Preparei a calda: 500 ml de água, 3 col de sopa de açúcar e 3 col sopa de conhaque. desliguei antes de levantar fervura.

Recheio:

Numa panela coloquei 1 lata de leite condensado, 4 gemas peneiradas, 300 g de  coco rlado fresco, 1 col de manteiga sem sal, 1 col de sopa de farinha de trigo, mexi durante todo o cozimento, sem parar. Quando cozinhoou (e fazia bolhas grandes) desliguei o fogo, esperei uns 2 minutos e coloquei 1 col de conhaque (pode ser rum) e 1 col de café de essência de baunilha.


Cobertura:
1. Chantilly
Fiz com chantilly de caiximha mesmo
2. Ganache;
Fiz uma ganache : derreti 250 g de chocolate meio amargo,  misturei com 1 caixinha de creme de leite.

Decoração:
Usei chocolate fracionado derreti e enrolei em papel alumínio ( alguém me ensine algo melhor, rs). O autor usou o chocolate fracionado derretido em folhas (de verdade, não venenosas, rs) colocou na geladeira para  endurecer  soltou e fez um buque em cima do bolo.

Massa:

1. Bati as claras em neve por 5 min. 2. adicionei o açúcar e bati por mais 3 min., em velocidade média. 3.Adicionei as gemas e bati por 15 minutos ( logo após, minha batedeira planetária quebrou!) .4.Numa vasilha grande  coloquei  esse creme de ovos. 5. Acrescentei aos poucos a mistura de secos com a mistura do leite e a manteiga. 6. Muito delicadamente, fui misturando  de baixo pra cima com o fouet. Cuidado para não bater muito, a massa cai. 7. Acrescentei o fermento.8. Coloquei no forno por 40 minutos. Ao esfriar cortei em três círculos iguais . 8 coloquei o 1 circulo de bolo na própria forma e reguei com 10 colheres da calda. 9. coloquei metade do recheio e assim sucessivamente . Cobri  totalmente com o chantili. Joguei a cobertura por cima e fui empurrando com a colher.






Nenhum comentário: