domingo, 24 de julho de 2011

Pãozinho Integral de Vovo Dinah


Gente,

Um conselho: faça! faça! maravilhosos esses pãezinhos... Vovo Dinah deu show!. o excesso de gergelim foi  por conta de minha filha Marcela, a quem pedi para colocar,  e como gosta muito, colocou demais ... (peguei no Pecado da gula)

Ingredientes

2 ovos extra
6 colheres (sopa) de açúcar mascavo (60g)
1 colher (sopa) de fermento seco para pão (10g)
1 colher (sopa) rasa de sal
300ml de água morna
1 xícara de óleo de canola (usei 3/4 xícara)
1 colher (sopa) de leite de soja em pó (10g - usei leite em pó comum)
300g de farinha de trigo integral
farinha de trigo branco o suficiente (usei cerca de 600g)
2 colheres (sopa) de castanhas de caju moídas
2 colheres (sopa) de castanhas do pará moídas
2 colheres (sopa) de nozes moídas
1 colher (sopa) de gergelim branco
1 colher (sopa) de sementes de linhaça moídas
1 colher (sopa) de sementes de girassol (opcional)

Para pincelar
um pouquinho do óleo usado na massa
meia gema tirada do ovo usado na massa
um fio de café pronto sem açúcar
sementes de gergelim branco
* xícara medidora de 240ml
Modo de Fazer


Num vasilhame, coloque a água morna e dissolva o mascavo e o leite em pó.
Numa vasilha, despeje 1/3 deste líquido, o fermento para pão e 3 colheres de sopa de farinha de trigo branco. Deixe descansar por 15 minutos até formar uma esponja.
Enquanto o fermento esta reagindo isso, no líquido restante, junte o óleo (reserve um fundinho de óleo, cerca de 1 colher de sopa para usar para pincelar os pães), sal, ovos (retire meia gema para usar para pincelar os pães), as nozes e sementes.
Numa vasilha grande, despeje o líquido, a esponja, a farinha integral e cerca de 450g de farinha branca. Misture com colher e depois comece a sovar. Vá acrescentando mais farinha branca até formar uma massa macia. Sove por alguns minutos (sovei 10 min). A massa é muito boa de trabalhar, não gruda nas mãos. Forme uma bola com a massa, cubra com filme plástico e deixe descansar por 30 minutos em local abafado ou até dobrar de volume.
Divida a massa em 4 porções e faça rolos com cada uma. Depois divida cada rolo em 5 partes. Abra cada massinha  no tamanho da palma da mão e enrole como rocambole. Feche bem e coloque o rolinho  na assadeira untada e enfarinhada (23x35cm). Proceda da mesma forma com as outras massinhas até encher a assadeira. Cubra com folga com  filme plástico, cubra com pano de prato e deixe descansar mais 30 minutos ou até dobrar de volume.
Misture o restinho do óleo com a meia gema e um fio de café pronto. Pincele os pãezinhos com esta mistura e polvilhe gergelim branco por cima.
Leve para assar em forno pré-aquecido a 190˚C por 20 a 25 minutos. Deixe os primeiros 5 minutos na grade de baixo do forno e depois transfira a assadeira para a grade superior e deixe assar mais 15 ou 20 minutos girando a cada 5 minutos para que doure por igual.
Tire do forno e transfira os pães numa grade para  esfriar.

 








Olha como ela é  uma graça!

2 comentários:

Adriana M disse...

Adoro pão integral, a massa parece estar super fofinha!!!!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com

ivaneide disse...

E tava mesmo rs