quarta-feira, 6 de julho de 2011

Cupcake de Café com Chantilly

Gente, posso confessar algo? eu não gosto bolos de café.. pois é! mas não consegui resisitir em fazer esse cupcake de café.. achei-o uma graça! acrescentei a calda pois uma colega , Ana Nionizia, reclamou que meus cupcakes eram secos rs. Achei no site da Revista Cláudia.


Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
3 colheres (sopa) de café solúvel
1/2 xícara de água fervente
1/4 de xícara de leite
100 g de manteiga
1/2 xícara de açúcar
1/2 xícara de açúcar mascavo
2 ovos grandes
Grãos de café torrados para decorar
Para o chantilly
1 xícara de creme de leite fresco
1 colher (sopa) de açúcar de confeiteiro
1 colher (sopa) de uísque



Modo de Preparar:


Em uma tigela, junte a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, misture o café com a água fervente, deixe esfriar e acrescente o leite. Na batedeira, bata a manteiga com os dois tipos de açúcar até obter um creme leve. Adicione um ovo de cada vez, batendo sempre após cada adição. Junte a mistura de farinha aos poucos, alternando com a mistura de leite. Encaixe 17 forminhas de papel de 7 cm de diâmetro em um molde com cavidades, próprio para muffins. Preencha-as com a massa até atingir metade da altura. Leve ao forno moderado (180 ºC), preaquecido, por 30 minutos ou até que, ao espetar um palito na massa, ele saia limpo. Retire dos moldes e deixe esfriar.


Chantilly
Na batedeira, bata o creme de leite com o açúcar até ob ter picos firmes. Junte o uísque. Coloque em um saco de confeitar com bico pitanga e cubra os bolinhos. Polvilhe com o pó de café restante ( eu povilhei com  Nescau) sirva-os decorados com os grãos torrados.
Rende 17 bolinhos.



Calda


Ferva 1/2 xícara de açúcar com 2 xic de agua ate dissolve-lo , meca 150 ml acrescente 2 col sopa de conhaque , empregue nos bolinhos antes de colocar a cobertura.







Nenhum comentário: