domingo, 10 de julho de 2011

Bolo de Ameixa-preta com glacê


Amigos,


Amo ameixas! quando descobri esse bolo (Revista Cláudia) repeti varias vezes... nessa edição aconteceram vários acidentezinhos. Sempre peço a  empregada para separar  os elementos das receitas que faço. Ela esqueceu de colocar o fermento na farinha, alem disso, confundi o  açucar confeiteiro  com a farinha de trigo... na hora eu percebi e tirei a maior parte,mas ficou um pouco de acucar, enfim mesmo assim o bolo ficou delicia, mas não parou ai, perdi as fotos que mina filha tinha feito antes de partir o bolo, por isso as fotos estão parciais. Por causa da falta de fermento ele perdeu na fofura, mas no sabor, nada perdeu! Olha, eh uma delicia para tomar café pois não eh muito doce (esse estava doce rs), recomendo !

Ingredientes


1 lata grande
(400 g, drenado) de ameixa-preta em calda, escorrida, sem caroço
1 1/2 xícara de manteiga em temperatura ambiente
3 xícaras de açúcar mascavo peneirado
6 ovos
3 1/4 xícaras de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó químico
1 1/2 xícara de iogurte natural
2 claras
1 xícara de uva rubi
1 xícara de uva thompson
2 xícaras de açúcar
100 g de balas de goma sortidas, cortadas em fatias finas( não usei)
Para a glacê2 xícaras de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de conhaque
2 colheres (sopa) de leite

Modo de preparo

           
No processador, bata as ameixas até formar um purê e reserve (não eixo formar um purê, gosto dos pedacinhos da ameixa. Na batedeira, bata a manteiga e o açúcar por cinco minutos ou até obter um creme fofo. Adicione os ovos e bata bem( no total bato uns 15 minutos, o bolo fica fofinho). Junte o purê e bata por mais um minuto. Acrescente a farinha misturada com o fermento, aos poucos, alternando com o iogurte e misturando após cada adição. Transfira para uma forma de 24 cm de diâmetro e 11 cm de altura, untada com manteiga, e leve ao forno moderado (180 °C), preaquecido, por uma hora e dez minutos. Abaixe a temperatura do forno para 150 °C e asse por mais dez minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia limpo. Deixe amornar. Desenforme em um prato e espere esfriar.


Decoracão:
 Em uma tigela, bata as claras com um garfo até ficarem líquidas. Mergulhe as uvas, retire com um garfo deixando escorrer e passe pelo açúcar. Transfira para uma grade para secar bem.


glacê
Prepare a glacê em uma tigela com o açúcar, misture aos poucos o conhaque e o leite batendo com um garfo até obter um creme espesso .
Despeje por cima do bolo. Quando endurecer, decore com as uvas(so usei as uvas) e  as balas de goma no centro e sirva. Rende 12 porções.






Abaixo outra edicao deste bolo: 

2 comentários:

Adriana M disse...

Adoro ameixa,o bolo deve ser gostoso!!!
Njs
http://batalhagourmet.blogspot.com

ivaneide disse...

OI Adrina, e bem simles para um cha ou cafe..