domingo, 3 de janeiro de 2016

Torta Frangipane de Peras - Bourdaloue pear tart





Há muito tempo tenho vontade de fazer uma torta do tipo Frangipane, que é uma torta com recheio de amêndoas com creme de confeiteiro.No caso desta, tipo Tarte  Bourdaloue , uma base de torta doce com recheio de fragipane e peras poché. Amei, amei! amo amêndoas e as peras dão um toque todo especial.Passa ao rol das minhas preferidas.Foi da ceia de Natal 2015. Modifiquei algumas coisas , por exemplo, dupliquei a quantidade de pêras, não coloquei macarrons na torta1. Achei aqui.


Receita : 250g de pâte sablée *
6 metades de pêra pochê

 Para o creme de amêndoa
100 g de manteiga
75g de açúcar cnfeiteiro
75g de amêndoa em pó
12 g de amido de milho
1 ovo
10g de rum
50g de mini macarons amêndoa + 6 macarrons para decoração  (não usei)

Para o creme confeiteiro
250 g de leite
60 g de açúcar
60 g de gema de ovo (3)
 1/4 de fava de baunilha
 20 g de amido de milho
Modo de fazer:

Peras
1) Descasquei as peras, cortei-as em metades.
2)Coloquei-as em uma panela e adicionei 200 g de açúcar e 500 ml de água e metade de uma fava de baunilha. Deixei ferver e cozinhei as peras em fogo baixo durante 15-20 mn.

Massa sablée

300g de farinha -
150 g de manteiga em temperatura ambiente
 1 ovo
 125 g de açúcar

1) Misturei a manteiga com o açúcar até ficar cremoso. Adicionei o ovo. Despejei a farinha em uma tigela, e misturei ( não misturar muito)A massa deve se assemelhar-se a areia grossa. Misturei delicadamente algumas vezes até formar uma bola. Envolvi-o em filme e coloquei na geladeira.

Creme de amêndoas

 1) Amassei a manteiga, adicionei o açúcar confeiteiro e  amêndoaem pó, o amido de milho e o rum. Bati energicamenteaté dobrar de  volume uns 2-3 min)( na receita original manda colocar macarrons, nao o fiz)

 Faça o creme confeiteiro

1) Levei para ferver o leite, com 30g de açúcar e a fava de baunilha.
2)Em uma tigela, bati as gemas com o açúcar restante e o amido de milho até que se tornas uma mistura homogenea e esbranquiçada
3) Despejei 1/3 do leite sem deixar de bater. Em seguida, despejei toda a mistura na panela e cozinhei em fogo médio durante 2 min, mexendo. O creme vai engrossar. Coloquei um filme sobre o creme e deixei esfriar.

Montagem:

1)Pré-aqueci o forno a 170 ° C
2) Estendi a massa de modo que ficasse com 2,5 mm de espessura. Coloquei-a em uma forma de 24 cm de diâmetro e coloquei  na geladeira por 15 minutos.

3) Misturei 175g de creme do creme de  confeiteiro ao creme de amêndoa.  (formando o recheio). 4)Espalhei o recheio sobre a massa.
5) Coloquei as metades de pêra por cima do recheio. Assei por 1 h.
6) Salpiquei  as peras com um pouco de xarope (caldo do cozimento)
7) neste ponto a receita originalanda colocar os macarrons, mas não o fiz).





Nenhum comentário: