segunda-feira, 27 de junho de 2011

Torta Cremosa de Palmito



Esta torta é uma delícia!Achei aqui no Pitadinhas. A massa é do Álvaro Rodrigues, normalmente a massa fica bem fininha, confesso que como queria fazer estas grades fiz mais meia massa e acho que exagerei no fermento que ela cresceu mais que o normal. Esta foi a primeira torta salgada que apendi a fazer. No inicio era muito difícil. como abrir uma massa tão quebradiça? hoje sei que abre-se com filme.Mas pesquisando daqui e dali... descobre-se coisas,  e isso eh muito bom, não eh mesmo?
Massa
2 xícaras (chá) farinha de trigo
2 colheres (sopa) amido de milho
150g manteiga gelada, picada
1 colher (chá) rasa sal
2 colheres (chá) rasas fermento em pó
1 ovo pequeno
4 colheres (sopa) leite frio

Peneire os ingredientes secos juntos e acrescente a manteiga e faça uma farofa – utilizo o pulsar do processador. Acrescente o ovo e o leite aos poucos(se verificar que está bom diminuo uma colher), até dar o ponto, sem trabalhar muito a massa - usei o pulsar, só um pouquinho. Deixe descansar em geladeira, coberta, por 30 minutos, no mínimo.

Abra 2/3 da massa com o rolo e forre fundo e laterais de uma assadeira (serve até 28cm de diâmetro). Fure o fundo com um garfo.

Leve para pré-assar a massa a 180ºC, até dourar levemente, cerca de 15 minutos. Deixe esfriar.

Recheio
3 colheres (sopa) de azeite
½ cebola picadinha
½ alho poró em rodelinhas
300g de palmito picado
1 a 2 colheres (sopa) de farinha de trigo*
100ml de leite
1 tomate picado, sem as sementes
½ xícara (chá) de azeitonas verdes
200g de requeijão cremoso
salsinha e cebolinha picada a gosto
pitadinhas de sal e pimenta – usei calabresa seca

*A quantidade de farinha de trigo vai depender do gosto, um recheio mais ou menos firme, pois depende também do requeijão utilizado, mais ou menos fluido.
Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola. Junte o alho poró e o palmito e deixe refogar um pouco, uns 3 minutos. Acrescente a farinha de trigo, mexa bem, junte o leite e deixe até ferver. Acrescente os demais ingredientes, mexa bem e desligue o fogo.
Coloque em um recipiente e reserve. Utilize frio.

Coloque o recheio sobre a massa já pré-assada, cubra com o 1/3 de massa reservada, pincele com gema e leve ao forno 180ºC, até ficar douradinha, cerca de 30 a 35 minutos.

2 comentários:

Catarine Heiter disse...

Essas tortas com essas casquinha sao deliciosas, mas tenho alergia. Nao sei ao certo, mas acho que é a farinha de trigo. Sendo assim, nunca posso comer essas coisas 'na rua'.. pois nao tenho como saber sobre os ingredientes...

mas que me dá vontade.. ahhh se dá..rs

www.mastigandoemsalvador.blogspot.com

IVANEIDE disse...

Que pena, Catarine...