domingo, 21 de outubro de 2012

Strudel com Morangos, Ricota e Amêndoas



Gente, que trabalheira fazer esse prato. Enfim, poderia ter saído mais bonito...Comemos bem quentinho com um cafezinho...

Ingredientes:
 Massa:
leite (um pouco)
sal
1 ovo
6 colheres (sopa) de manteig
4 colheres (sopa) de açúcar
 2½ xícaras (chá) de farinha de trigo
um pouco açúcar de confeiteiro para decorar

Recheio
4 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
250 g de morangos pequenos
50 g de biscoito maria
150 g de amêndoas picadas
uma col (sopa) de casca ralada de 1 limão
8 colheres (sopa) de açúcar
250 g de ricota

Modo de fazer:

Massa
Misturei a farinha com  o ovo, o açúcar, a manteiga amolecida e picada e 1 pitada de sal. Acrescentei algumas colheradas de leite quente e sovei a massa energicamente, ( se necessário adicione, um pouco mais de leite, até obter uma massa lisa e macia). Fiz uma bola e embrulhei a massa com um pano de prato pode ser filme plástico), coloquei no forno morno e deixei descansar por 30 minutos.

 Recheio: numa tigela, misturei a ricota com o açúcar, a casca de limão, as amêndoas, 1 ovo, os biscoitos batidos no processador ou bem esmigalhados e os morangos picados. Coloquei a massa sobre uma folha de papel-manteiga e abri-a com um cilindro (bem fininha), no formato de um retângulo. Pincelei a massa com a manteiga derretida e distribui o recheio preparado, de modo uniforme, deixando livre cerca de 2cm de borda. Enrolei a massa com a ajuda do papel-manteiga (tipo um rocambole) e fechei as extremidades com as pontas dos dedos. Coloquei numa fôrma, dando uma forma ligeiramente curvada. Pincelei a superfície com o ovo restante batido, levei ao forno médio e assei por cerca de 50 minutos,(ou até dourar de modo uniforme). Retirei do forno, deixei amornar e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro peneirado. Cortei em fatias.








2 comentários:

são33 disse...

Mas acho que o trabalho valeu a pena pois ficou uma perdição e com esse recheio deve ser de comer e chorar por mais.
bjs

IVANEIDE disse...

Oio São!! obrigada pela visita!! as coisas boas semrpe dão trabalho rsrs, bjs!