sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Torta de limão siciliano


Aproveitando a fartura de limões sicilianos que ora acontece por estas bandas, resolvi fazer essa torta que estava  na fila há mais de ano. Enfim, vale a pena: Limão siciliano sempre vale a pena... a massa doce é leve o sabor do limão também suave. fiz na quinta feira da semana que passou e  voou na hora. Achei no Blog Na cozinha.

Massa:
200 g de farinha de trigo
100 g de manteiga gelada
50 g de açúcar 1 ovo

Recheio:
5 ovos
200 g de açúcar
Raspa de 1 limão siciliano
Suco de 2 limões sicilianos
250 ml de creme de leite fresco
Açúcar de confeiteiro para polvilhar

Modo de fazer:
Massa: Coloquei a farinha, a manteiga e o açúcar no processador e bati até obter uma mistura esfarelada. Adicionei o ovo e bati mais um pouco, até a massa formar uma bola. Levei para gelar por 30 minutos.

Preaqueci o forno a 190°.
Recheio: Bati bem os ovos com o açúcar, adicionei as raspas e o suco de limão. Fora da batedeira adicionei o creme de leite e misturei bem. Levei à geladeira por 1 hora.  Forrei o fundo e a lateral da forma com a massa, cubri com papel-manteiga, enchi com arroz cru para não levantar e assei por 10 minutos. Retirei o papel com o arroz e assei por mais 5 minutos. Reduzi o forno para 180°. Adicionei o recheio, assei até ficar ligeiramente dourado .Retirei do forno e deixe esfriar. Polvilhei com açúcar de confeiteiro e zestes de limão (se preferir, faça um merengue com 100 ml de claras e o dobro de volume de açúcar. Bata bem as claras e vá adicionando o açúcar aos poucos. Mantenha na batedeira por 10 minutos. Coloque sobre a torta, antes de assar, com bico pitanga. Asse até ficar levemente dourada. )Para o meu paladar, prefiro a torta sem o suspiro. 

 




2 comentários:

são33 disse...

Linda e com limão agrada-me e muito.
BJ

IVANEIDE disse...

Brigada São, sou fã também!