domingo, 21 de outubro de 2012

Crème brûlée de eggnog



Gente, amo sobremesas do tipo creminhos, pudins etc. Para meu gosto, este é o creminho perfeito!! amo a mistura de especiarias com o creme deleite, amo a textura... o caramelo por cima ah!!! tudo enfim... Acho meio difícil  de fazer, você corre riscos de não dar certo, de talhar etc.. por isso é necessário muita calma nesta hora, rs. Mas vale muito a pena!!. Amei essa receita (foi a única que fiz até a gora e não consigo querer fazer outra, é do Blog Techncolor Kitchen (que achou na revista  de Donna Hay). Aproveitem!!

Ingredientes:

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
2 paus de canela
2 colheres (sopa) de conhaque
1 fava de baunilha
5 gemas
56g de açúcar refinado (¼ xícara + ½ colher (sopa)
66g de açúcar refinado (1/3 xícara) (extre para cobrir ou faça a calda de caramelo.

Modo de fazer:

Pré-aqueci o forno a 150°C. À parte coloquei as gemas e o açúcar numa tigela e misturei bem com um fouet, reservei. Numa panelinha coloquei junto o creme de leite fresco, os paus de canela e o conhaque. Abri a fava de baunilha e raspei as sementinhas além de adicionar a fava à panela, levei tudo ao fogo baixinho até que a mistura começasse a ferver. Retirei as especiarias e misturei rapidamente , batendo com o fuet, às gemas e o açúcar já batidos. Retornei ao fogo baixinho, mexendo sem parar por uns 8 a 6 minutos até que a mistura engrossasse e cobrisse as costas de uma colher de pau  Não deixe ferver... Distribui o creme entre quatro potinhos com capacidade para 120 ml. Coloquei numa assadeira de bordas altas com àgua fervente e levei ao forno por 15 a 20 min ( ou até o creme firmar). Se você tiver maçarico de cozinha, cubra os potinhos com o açucar refinado extra e queime com o maçarico. Caso não faça como a dica que Patricia Scarpin dá em seu blog: fiz uma calda de caramelo e joguei por cima hummm ficou 10000!! Obrigada Patricia!!

Calda de caramelo: use qualquer calda. Eu faço assim: 1 xic de chá de açucar com 1/2 xic de chá de água, deixo ferver até dar o ponto (lembre-se, nào pode ter açucar nas bordas) atente  para o momento de retirar do fogo para nào queimar.










2 comentários:

são33 disse...

Costumo fazer mas receita um pouco diferente.
O seu ficou lindo e supre delicioso com certeza.
bjs

IVANEIDE disse...

Vou dar uma olhadinha na sua receita. Gosto muito de cremes. Aqui no Brasil as pessoas usam muito leite condensado para fazê-los, mas não gosto muito do leite condensado pois é muito doce, então o creme bruleé me atende totalmetne!! bjs