domingo, 7 de outubro de 2012

Bolo de avelã com ganache de chocolate

 Esse bolo  está na minha lista Top!! imagine num dia fiozinho (raridade nestas paragens) você comer esse bolo bem quentinho, com a ganache bem quentinha também hummm que carinho... Achei no Blog da admirável  confeiteira portuguesa Leonor Bastos :  Blog Flagrante Delícia, amo!!!

Ingredientes:

150 g de manteiga amolecida
125 g de açúcar
2 ovos
100 g de avelã tostada e moída
150 ml de leite
150 g de farinha de trigo
6 g de fermento químico

 Ganache

50 g de chocolatemeio amargo ( 52%) usei 48%
25 ml de creme de leite fresco (o original pedia natas a 35% M.G)
Pré-aquecer o forno a 180º C.

Modo de fazer

 Usei uma forma de bolo inglês pequena. O original manda usar uma forma retangular de  20 x 11 x 7 cm.
Bati a manteiga com o açúcar até  estar cremoso e esbranquiçado. Adicionei as gemas uma a uma batendo bem. Juntei o leite e a avelã, até formar uma mistura a homogênea.  Juntei a farinha peneirada com o fermento e bati rapidamente apenas até ligar todos os ingredientes separadamente, bati as claras em castelo neve e incorporei na massa (a chef pede para que misture-se primeiro 1/3 e depois o resto, com movimentos suaves, achei essa forma muito boa para a massa não murchar ). coloquei a massa na forma e assei  durante cerca de 40 minutos (mas você pode fazer o teste do palito). 
Ganache:

Piquei o chocolate. Reservei. Fervi o creme de leite, retirei do fogo e misturei com o chocolate. Misturei até ficar homogêneo. Você poderá espalhar sobre o bolo ou servir  como um molho.





2 comentários:

são33 disse...

UM BOLO MAIS QUE PERFEITO,ADOREI.
BOA SEMANA
BJ

IVANEIDE disse...

oi Joana, obrigada pela visita, realmente Leonor dá show!! olha estou reservando meu blog. Caso tenha interesse de continuar acessando, mande-me o email. bjão