quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Pastel vasco com geléia de amora

Gente , estive fora por uma semana... estava nas Minas Gerais, primeiro casamento de uma sobrinha. Foi muito bom ! Dos Estados Unidos , passando por São Paulo, Brasília e Salvador todos se encontraram em Betim. Impagável! muita integração, trocas, amor, enfim, foi muito bom!. Mas, cá estamos de volta com nossos testes e tentativas de delícias, rs.

Esse é  aquele tipo de receita para quem gosta de coisas com sabores bem suaves... e com bolos que já vêm recheados... uma delícia para um chá da tarde! Achei aqui no Technicolor Kitchen! que achou no Sunday Suppers at Lucques . Ah! conforme meu amigo Google, trata-se de um bolo tradicional da região Basca, na Espanha.

Ingredientes:

Pastel vasco (bolo):
2 ¼ xícaras + 1 colher (sopa) - 325g - de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
¼ colher (chá) de sal
4 ovos grandes
1 xícara (acrescente + 1 colher (sopa) )
212g - de açúcar granulado
14 colheres (sopa) - 196g - de manteiga sem sal, derretida + 3 colheres (sopa) - 42g - sem derreter
2 colheres (sopa) de rum escuro
1 colher (chá) de extrato de baunilha
¼ xícara (60ml) de suco de laranja fresco
1 xícara de creme de leite fresco, para servir

Geléia de amora:
½ xícara (100g) de açúcar granulado
1 fava de baunilha
1/3 xícara (80ml) de água
1 colher (sopa) de amido de milho
2 xícaras cheias (300g) de amoras – usei congeladas, deixando descongelar um pouquinho só antes de usar
2 colheres (sopa) de conhaque

Modo de fazer:


Geléia:

Coloquei o açúcar numa panela média. Cortei a fava de baunilha ao meio no sentido do comprimento raspei bem com uma faca para remover as sementinhas, juntandei-as ao açúcar. Juntei a água e levei ao fogo médio até ferver, sem mexer. Cozinhei por cerca de 10 minutos, apenas girando o caramelo dentro da panela algumas vezes, até a mistura caramelizar e ficar bem dourada.
Enquanto o açúcar caramelizava, coloquei o amido de milho numa tigelinha e acrescentei 2 colheres (sopa) de água fria, misturando bem. Reservei.
Quando o caramelo estava dourado, adicionei metade das amoras e o conhaque à panela (cuidado pois a mistura vai espirrar). O açúcar vai endurecer – continuei cozinhando por mais 3-5 minutos, sem mexer, em fogo médio-baixo, até que as amoras soltassem suco e o açúcar dissolvesse. Passei a mistura por uma peneira sobre uma tigela média. Transfiri o líquido de volta para a panela e o conteúdo da peneira para dentro da tigela. Juntei à tigela as amoras restantes (as que não foram cozidas). Voltei a panela ao fogo médio até que o líquido fervesse e, mexendo sempre, acrescentei a mistura de amido de milho, aos poucos. Continuei mexendo e cozinhando até que o líquido engrosse. Despejei-o sobre as amoras e misturei para incorporar. Deixei esfriar completamente.

Bolo:
Peneirei a farinha e o fermento juntos numa tigelinha. Reservei.
Numa tigela, bati 3 ovos. Juntei o açúcar, a manteiga derretida, o rum, a baunilha e o suco de laranja. Misturei bem. Acrescentei os ingredientes secos e misturei delicadamente com uma espátula de silicone. Cubri a tigela com filme plástico e levei à geladeira por 30 minutos.
Pré-aqueçi o forno a 200°C; untei com manteiga uma forma de bolo inglês de 20x8cm.
Despejei ¾ da massa na forma preparada e cubri com ¾ xícara da geléia de amora. Cubri com o restante da massa, deixando algumas amorinhas aparecerem.
Pincelei o topo da massa com o ovo que restou. Salpiquei com um punhado de açúcar granulado e levei ao forno por 1 hora, (ou até que crescess e dourasse- faça o teste do palito)

Os passos abaixo eu não fiz,mas estão na receita original
1)Desenformar e cortar o bolo em fatias de pouco menos de 2cm. Passar manteiga em ambos os lados de cada fatia.
2Aqueça a geléia restante em fogo baixo.
3)Aqueça também uma frigideira ou grelha em fogo médio-alto. Toste cada fatia de bolo por 1-2 minutos de cada lado, até que fiquem douradas e crocantes.
4)Arrume as fatias em um prato, regue com a geléia e sirva com uma jarrinha com o creme de leite.

Rend.: 6-8 porções


2 comentários:

Gourmet e Gourmand disse...

Eu já acho viajar uma coisa muito legal, imagina quando é para ocasiões especiais como essas :)))
O seu bolo parece ótimo e molhadinho, huuummm! Tudo o que eu queria agora :)
Será que você repetiu a lista de ingredientes para o bolo sem querer?!!
Um abraço e obrigada sempre, pelas suas visitas carinhosas lá no blog =)
Queila

IVANEIDE disse...

Brigada Queila, Faco tudo nos horarios vagos (s rarissimos) nao da pra caprichar muito, mas um dia terei mais tempo para o BLOG e a cozinha. Amo seu BLOG! bjs