sábado, 29 de outubro de 2011

Baklava


Gente

Resolvi colocar  o nome do BLOG nas minhas fotos,vocês acreditam que o BLOG  Soft Receitas usou minhas fotos sem nenhum pudor. Experimentar uma receita é uma coisa normal, agora pegar suas fotos como se ele tivesse feito, é meio estranho, não me senti bem com isso. Mas deixando coisas desagradáveis de lado, essa receita me lembrou o orienta médio, pois encontrei-a em Marrocos, Turquia, mas também na Grécia. Conforme o Google a origem e Turca_Otomana. Ela tem o sabor do oriente. Amei fazê-la, pensei que tinha exagerado um pouco no recheio, mas, pelo que vi  é isso ai, mas você pode também colocar a camada de recheio mais fininha. O sabor é totalmente maravilhoso.
Ingredientes:

4 xícaras (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de água
1/2 xícara (chá) de água-de-rosas (nao usei, usei flor de laranjeira)
500 g de pistache descascado e picado
500 g de amêndoas branqueadas e picadas
2 colheres de cardamomo moído
1 colher (chá) de canela em pó
15 folhas de massa filo congelada (usei um pacotinho)
1/2 xícara (chá) de manteiga sem sal derretida

Modo de Fazer:

Coloquei duas xícaras de açúcar mascavo 1/2 xic de flor de laranjeira para ferver, (como nao tinha a água-de-rosas, usei flor de laranjeira para fazer a calda). Deixei esfriar. Processei por 1 minuto o pistache, as amêndoas, o cardamomo, a canela e as duas xícaras restantes de açúcar no processador por cerca de um minuto. Reservei, Botei  a massa para descongelar por 1 hora naturalmente e a abri cinco folhas de massa filo besuntadas de manteiga sobre uma forma de 30 cm x 50 cm. Espalhei uma camada homogênea (era pra ser bem fina, mas coloquei mais ou menos) da mistura de nozes sobre a massa filo e cobri com mais cinco folhas da massa amanteigada. Repeti até que toda a mistura toda foi usada. Cobri com mais cinco folhas de filo amanteigadas. Cortei com uma faca de forma atravessada e em diagonal para dar formato de diamante. Assei em forno a 170ºC por uma hora. Despejei por cima a calda de açúcar e agua de  flor de laranjeiras, já fria. Deixei esfriar antes de servir.





2 comentários:

Gourmet e Gourmand disse...

Sua Baklava está digna de um rei comer... parece uma delícia :P
Enquanto ao plágio de sua foto, se quiseres saber como reinvindicar é só me perguntar certo?!! Não é difícil não tá!!!
Um beijo,
Queila

IVANEIDE disse...

oi Queila,

Vou mandar um email para saber o que fazer. Na verdade, a pessoa colocou em baixo o endereco do BLOg. Mas quem le o post acha que foi ela quem fez o pao. Vou pensar e ja te agradeco pelo oferecimento. Quanto ao baklava pra quem gosta de doce arabe, dse delicia com ele. eu amei, rs