sábado, 24 de agosto de 2013

Torta Creme Brûllée com Morangos


Como amo cremes brulés de qualquer espécie, fiz essa torta. Para quem gosta é bem leve e fácil. Achei aqui.

Ingredientes
 1 1/4 xícaras de farinha
pitada de sal
2 colheres de sopa de açúcar
1/2 xic. de manteiga gelada , cortada em cubos pequenos
1gema de ovo  grande
1/2 colher de chá de extrato de baunilha
29 ml de água gelada

Modo de fazer:
Processei a farinha, o sal e o açúcar e a manteiga , rapidamente até que se assemelhasse a uma farinha grossa (pedacinhos da manteiga ainda permaneceram na mistura.). Misturei,, separadamente,  a água, a baunilha e gema de ovo. Despejei sobre os ingredientes secos e misturei delicadamente com uma colher de pau até obter uma massa macia. Formei um círculo de 25 cm, embrulhei em filme plástico e deixei a massa descansar na geladeira por pelo menos 20 min , depois  forrei uma forma de 23 cm e coloquei a massa  sem sem untar. Forrei com papel manteiga, coloquei pesinhos (arroz) e assei a 190 o C por cerca de 15-2minutos. Removi os pesos e o papel e assei por mais 5 minutos. Retirei do forno e reduzi a temperatura para 180 graus C. 

Recheio:

Aproximadamente 200 a 300 g de morangos, em  fatias grossas (ou uma quantidade equivalente de outra fruta verão: nectarina por exemplo ) Dispus as fatias na crosta da torta, garantindo que eles não se tocassem .

Creme:

3 gemas de ovos grandes
 2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
3/4 xícara de creme de leite

Modo de fazer

Em uma panela pequena, bati as gemas, a baunilha eo açúcar até que ficasse ligeiramente espumoso. Esquentei o creme de leite até quase ferver e misturei lentamente na mistura de gema de ovo. Cozinhei em fogo médio baixo, mexendo sempre até a mistura engrossar o suficiente para cobrir a colher de pau e  poder desenhar uma linha através do creme com o dedo nas costas da colher. Lentamente despejei o creme na torta entre a fruta e levei ao forno por aproximadamente 35-40 minutos. Deixei esfriar completamente em temperatura ambiente antes de refrigeração.  Você pode servir a torta neste momento ou você pode adicionar uma crosta de açúcar caramelizado por cima ou ainda fazer uma calda  de açucar por cima (eu escolhi essa opção). Se preferir o açucar Polvilhe levemente sobre 2 colheres de sopa de açúcar sobre o topo da torta. Usando um maçarico cozinha , queimar o açucar da superfície da sobremesa até que comece a dourar.  Como eu fiz: (http://ivaneidepassos.blogspot.com.br/2012/10/creme-brulee-de-eggnog.html)
 1 xic de chá de açucar com 1/2 xic de chá de água, deixei ferver até dar o ponto (lembre-se, não pode ter açúcar nas bordas) atente  para o momento de retirar do fogo para não não queimar.

 c








Antes de ir ao forno


Após sair do forno




Após caramelizar


5 comentários:

Marisa Vlasic disse...

Uma maravilha Ivaneide!! Essa crosta caramelizada ficou divina. Imagino como ficou gostosa essa torta!!

Beijinhos e uma ótima semana!!

Joana disse...

Que linda torta Ivaneide!
Que perfeição :)
E com morangos só pode ser mesmo um sucesso!
Adorei!
Um beijinho

IVANEIDE disse...

Obrigada meninas!! amo creme por isso sempre estou tentando encontrar o perfeito, rs bjs e obrigada pela simpática visita

Marly disse...

Oi, Ivaneide,

Nossa, este creme brulée deve ficar maravilhoso, se o creme já é bom com morangos só pode ficar ainda mais saboroso. Também ficou muito lindo!

Um beijo e ótima tarde!

IVANEIDE disse...

obrigada Marly, um dia farei coisas lindas como você, rsrs bjs