domingo, 18 de agosto de 2013

Pizza Chena






Gente essa é uma pizza italiana do sul . Pode ser usada várias combinações de frios dentro de uma crosta de pão, às vezes eles utilizam vegetais, carnes, enfim pode usar sua imaginação. Tradicionalmente eles fazem na sexta-feira para ser consumida no domingo de Páscoa (comemorar o final da quaresma). Muitas vezes é chamada de  "pizza Gaina" pelos italianos. vale a pena para um lanchinho de sexta-feira. Achei  no http://www.italianfoodforever.com/. Confesso que farei novamente pois a camada de pão ficou muito alta da próxima farei a cobertura mais fina. bjs


  Ingredientes:
 Massa:
1 colher de sopa fermento seco ativo
2 1/2 xícaras de água quente
5 a 6 copos de farinha de trigo
1 colher de chá de sal
2 colheres de chá Azeite

 Recheio:
 400 g de muçarela fresca
300 g de  frios  (usei três variedades peperoni , presunto  peito de peru)
300 g de  Queijos diversos fatiados (eu usei provolone,  Gruyere, parmesão)
2 pimentões assados ​​vermelho (eu usei verde pois não tinha o vermelho que seria bem melhor) cortado em tiras
6 ovos grandes
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/3 xícara de salsa fresca picada
Sal e pimenta do reino a gosto
1 ovo batido com 1 colher de chá de água

Modo de fazer

Misturei o fermento e  1 copo de água e deixei reagir. Adicionei o restante da água e misture acrescentei uma colher de chá de azeite. Coloquei 5 xícaras de farinha com o sal  em um a vasilha  e adicionei a água como fermento e  o azeite. Misturei tudo até obter uma massa lisa (acrescente mais farinha se necessário) Untei uma  vasilha grande com o azeite restante (1 col de chá) e coloquei a massa . Cobri levemente com mais um pouco de óleo para evitar que grudasse. Cobri a tigela com filme plástico e deixei crescer em um local quente  até que a massa tivesse dobrado de tamanho.
Pré-aqueci o forno a 200 oC . C. Dividi a massa em duas partes. Forrei um forma de 26 cm (fundo removível)com a massa. Coloquei as camadas de frios e queijos e pimentões. A parte bati os ovos, o queijo parmesão, a salsa, sal e pimenta, em seguida, despejei sobre os frios e queijos. Abri a outra metade da massa, em seguida,  cobri a torta, selando as bordas apertando . Pincele o topo da torta com a gema comágua em seguida, leve ao forno por cerca de 35 a 40 minutos ou até dourar.






Um comentário:

Joana disse...

Que maravilha :)
Adoro pizzas!
Adoro comida italiana!
Não conhecia essa versão de pizza diferente :)
É super apetitosa!
Um beijinho querida