sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Pão do Outback





Coisinha fácil de fazer é pão, né gente? além de ser fácil  é barato e dá um enorme prazer; imagine só: uma porção de  farinha, água e fermento se transformar em algo tão útil e gostoso como um pão! Enfim, quando vi essa receita  fiquei com muita vontade de fazê-la, mas demorou um pouco pois não tinha todos os ingredientes.. resolvi então adaptar, e não me arrependi, ficou maravilhoso... Achei neste BLOG de pães.

Ingredientes
2 1/2 c. água em temperatura ambiente
4 col. de sopa de manteiga, margarina ou óleo (usei óleo de canola)
2 col de sopa de  calda de caramelo
1/2 xic. mel
6 1/2 xícara de farinha de trigo ( a receita original mandava colocar a seguinte medida de diferentes tipos de farinha que aqui na minha cidade não encontraria: 3 1/2 c. wheat flour 3-4 c. all purpose flour, porem usei farinha de trigo normal juntei as duas medidas e deu certo)
2 colheres de cacau
2 colheres de fermento biológico seco
2 colheres de glúten de trigo (Não usei)
2 col de chá de sal
fubá (para forrar  a assadeira e passar o pão sobre ela)

Modo de fazer

Misturei os 4 primeiros ingredientes (água, óleo, cor, mel) e mexi bastante. Coloquei  a farinha de trigo nesta mistura de líquidos, adicionei  o cacau, o fermento, e sal (se tivesse glúten teria adicionado neste momento). Mexi até misturar bem. Deixei esta mistura em um cantinho com temperatura amena  por 10 minutos. Adicionei a farinha de trigo restante, uma xícara de cada vez, até que a massa ficasse solta e amassei por uns 10 min. Deixei crescer na tigela coberta com filme plástico, até dobrar, cerca de 20-30 minutos. Dividi  em 2 partes, cobri com filme plástico e deixei descansar por 5 minutos. Moldei em pães e passei na farinha de milho. Coloque em forma para pães e deixei descansar por cerca de  20 minutos. Assei em forno a 180  graus por 30 a 35 minutos. 



















10 comentários:

Marisa Vlasic disse...

Oi Ivaneide, adoro esse pão e essa receita ficou ótima, o pão está lindo e fofo, uma delícia !!

Beijinhos
Marisa

Marly disse...

Oi, Ivaneide!

Adoro o pão do autback e já tentei até algumas receitas que ficaram boas mas não igual, rsrs. o seu pão ficou lindo e fofo e com toda certeza também saboroso, já estou salvando a receita, rsrs.

Um beijo!

IVANEIDE disse...

Oi Marisa ficou muito bom mesmo , preciso voltar no outback para conferir se é igualzinhaaaa... mesmo mas todos acharam que é (levei para o trabalho)

IVANEIDE disse...

Marly,

Eu não tinha algun elementos que eles mandaram usar (por exemplo os diferentes tipos de farinha, o glútem e o caramel não consegui a mesma marca. mas já mandei vir dos EUA)Mas todos foram unânimes em dizer que ficou semelhante, bjs

Isa Lourenço disse...

Olá!!!

Acabei de conhecer o teu blog que adorei!!

Que aspecto delicioso!!!

Bjcos

Adriano Michalzeszen disse...

2 1/2 c. água em temperatura ambiente

copos?

IVANEIDE disse...

Oi Adriano!
Sim. xícaras e a temperatura é ambiente. Caso queira dar umaolhadela na receita original veja ai olink:
http://www.friedalovesbread.com/2008/10/outback-black-bread-copycat.html

IVANEIDE disse...

Isa,
Seja bem vinda e obrigada!

Frieda Franchina disse...

Glad you enjoyed the bread recipe!

IVANEIDE disse...

Oi Frieda,

All your recipes are delicious, Thank you for share it!