sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Pão Francês


Gente, 
Ontem para mim foi a "noite do pão"! fiz tantos pães...  faltou a foto de outro que não cresceu muito por isso eu vou refazer. Esse mais claro, Pão Camponês, postarei a receita depois pois ele merece!!. Por enquanto fiquem com a receita deste pão de sal. Amigos, quando esse pão sai do forno é tão crocante, tão gostoso.. ai, ai..

2 1/2  Xícaras de chá água morna
2 colheres de sopa de  fermento
3 Colheres de  sopa de sopa de açúcar
 2 colheres de sopa vinagre branco (usei de arroz)
1 colher de sopa de sal
1/3 xícara de chá óleo (uso de canola )
6-7 xícaras de chá de  farinha (ou um pouco mais se necessário) um copo de cada vez -

Primeiramente
 Adicionei  a  água,  o fermento o açúcar e o vinagre e deixei descansar até espumar (cerca de 3-5 minutos). Em seguida, acrescentei o óleo, a farinha (aos poucos, um copo por vez). Adicionei o suficiente até a massa ficar macia, mas firme o suficiente para moldar em pães. Sovei por 2-5 minutos e depois coloquei no forno por 1 hora (ou até dobrar de tamanho)com uma pequena panela de água fervente, A água vai manter a massa úmida.  Cada vez que a massa subira eu apertava e colocava,  novamente na vasilha ( você pode apenas empurrá-la para baixo, fiz isso umas 5 vezes). Em uma bancada, moldei a massa( fiz um retângulo e enrolei e dei cortes em diagonal) e dividi em dois  (a depender do tamanho que quiser poderá dividir em mais partes) .Untei uma assadeira com manteiga e polvilhei com farinha de milho. Cobri com gema batida e deixei crescer  por uns 30 minutos ( mas pode ser mais) . Coloquei nos primeiros 10 minutos o forno a 170 o C. Depois aumentei para 200 e assei por 30 minutos (ou até dourar).
Obs. 
-Se a massa  ficar um pouco mole, muito pegajosa coloque um pouco mais de farinha
-Coloque a água fervente no forno com ou armário onde o pão está crescendo para que a massa para cresça mais rápido. - Melhor servir bem quentinho com manteiga: irresistível!! (Meu marido quase comeu um inteiro, rs..


Pão Camponês




Pão Francês






2 comentários:

Priscila disse...

gosto muito, mae!

IVANEIDE disse...

Que bom filha, mas filho não vale rsrsr