quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bolo de Morangos e Peras ou Bolo de Frutas


Gente, esse bolo é uma delícia! de uma leveza sem fim... é o segundo que faço! Esse levei para dar de presente a uma sobrinha minha que mora no interior. Vale a pena para um chá... massa suave e  leve, "aquele " sabor das frutas. Você pode usar sua imaginação quanto a escolha das frutas... Achei no maravilhoso Helena gasparetto.

Ingredientes:
 2 ovos
1 xíc. de açúcar
 ½ xícara de manteiga ou margarina
 ½ xícara de leite
 1.1/2 xícara de farinha de trigo peneirada com
 ½ colher (sopa-medida) de fermento em pó
1 col.  de chá) de baunilha
1/3 de colher (chá) de sal
2 peras cortadas em tirinhas (com a casca)
1 caixinha de morangos lavados e cortados ao meio
 açúcar para polvilhar -
Modo de Fazer:

 Pré-aqueci o forno a 170°C.
Untei e enfarinhei uma forma para de torta com borda baixa e com fundo removível. Reservei.
Bati até ficar um creme claro e fofo : os ovos, o açúcar e a manteiga.  Bati em velocidade média, alternando farinha de trigo peneirada com o fermento, e o leite (não bati muito, bsó para misturar). Acrescentei a baunilha e o sal. Coloquei a massa na forma preparada, e coloquei as  tiras de peras em toda a volta, e no centro, os morangos (fiz uma outra versão com diferentes furtas como PHysalis, rmã etc, fica a critério). Polvilhei com açúcar refinado(mas pode ser cristal, desde que fininho). Levei para assar por cerca de 40 minutos (mas pode ser até enfiar um palito e sair limpo). A receita original manda quando o bolo amornar, colocar um pouquinho de geleia de morango em cima de cada morango, e idem de qualquer geleia amarela, por cima dos filetes de peras.






Essa foi uma outra vesrão que fiz coloquei maçãs, Physalis, morangos e romãs, não ficou lindo?? mas cuidado, dobrei a massas e ficou excesso que derramou da forma, porisso não fotografei...


Nenhum comentário: