domingo, 8 de maio de 2011

Dia das Mães - Bobo de Camarão




Hoje tive café da manhã e almoço feito por meus três filhos. Cela comandou a cozinha com a ajuda de Pri e Rafa, tem coisa melhor do que isto, gente? família, filhos... humm ..Deus e bom mesmo!. Pela manhã tinha frutas que gosto como uva Niagara, ameixas, caqui..  comidas da terra  como beiju,cuscuz  agua de coco e mais um tanto de coisinhas, e no almoço um dos pratos que mais gosto : bobo de camarão . Por sinal, estava uma delicia. A receita e da revista Cláudia, bem antia que colecionava nos anos 90.
Esta receita é  para 6 pessoas:

Ingrediantes:

1 1/2k de camarão rosa médio
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho picadinhos
6 tomates bem maduros
2 cebolas picadinhas
 6 dentes de alho amassados
1/3 de xícara (cha) de óleo
1/3 de xícara (cha) de azeite de dendê
1 pitada de pimenta de cheiro
1 vidro de leite de coco (normalmente  uso o coco natural , mas hoje pedi as meninas que usassem o de garrafa mesmo, elas não tem experiência nisso) garrafa
1/2 quilo de aimpim ( no sul/ sudeste mandioca)
sal

Modo de preparo:


Ao descascar os camarões, junte as cascas e as cabeças (se tratar os camarões na peixaria peça as cascas) para aferventá-las em 2 1/2 litros de água. Coe esta água e nela cozinhe o aimpim com um pouco de sal. Depois de cozida tire os fiapos e  bata no liquidificador na mesma água (eu prefiro cozinhar o aimpim na água do camarão e  passar pela peneira quando ele ainda esta bem quentinho).

Aqueça o azeite de dendê, o óleo de soja e refogue os elementos nesta ordem: primeiro  o alho (doure-o) depois o pimentão e em seguida a cebola e o tomate (na maioria das vezes, depois de refogado, passo o molho no liquidificador, mas fica a gosto). Junte o creme obtido com o aimpim e cozinhe tudo por alguns minutos, acrescente ao fim  o leite de coco. Os camarões temperados com sal, limão, alho e pimenta do reino, devem ser refogados a parte e unidos ao creme, acerte o sal. Sirva acompanhado de arroz branco ou arroz ao leite de coco.










2 comentários:

Sol Prata disse...

Adorei, com certeza vai ficar otimo, receita de uma baiana autentica e da Chapada, maravilha. Vou fazer. Valeu!

IVANEIDE disse...

OI Sol!!! faca que realmente vale a pena!! bjao!