domingo, 17 de agosto de 2014

Molho Branco e Molho Bechamel


Amigos,
Um dos grandes motivos da existência deste blog é ter à mão as receitas das  minhas tentativas de delícias rs. Portanto, resolvi postar  meus molhos pois na hora que necessito é uma correria para achar a receita que tem tal e tal molho. Sempre uso essa receita que achei no Correio Goumand., lá aparece com o nome de Tia Romilda a autoria. No site eles esclarecem as diferenças entre esses dois molhos . A grande direfença é que o béchamel é aromatizado com ervas, especiarias e hortaliças, a depender de cada necessidade (cebola alho, ,noz-moscada, folha de louro e pimenta do reino, canela, cravo-da-índia, anis, pimenta-do-reino, cardamomo, curry, pimenta-da-jamaica e zimbro. )


 MOLHO BRANCO
 Ingredientes

 100g de manteiga (4 colheres de sopa)
3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
1 litro de leite Noz moscada ralada a gosto Pimenta-do-reino branca moída a gosto Sal a gosto

 Modo de Fazer:

1. Derreti numa panela de fundo grosso a a manteiga em fogo bem baixinho e polvilhei com farinha de trigo.
2. Deixei cozinhar até mudar de cor e aparecer uma espuminha esbranquiçada e pareparando para desagregar-se da penela. Chamase ROUX. Sempre em fogo baixo despejei o leite freio sobre o ROUX e mexi  com um fouet, bastante,  para que não embolasse e criasse grumos.
3. Acertei o sal e a pimente e coloquei pra cozinhar por uns 10 minutos sempre mexendo com o fouet.
4. Desliguei o fogo e provei os temperos acrescentei a noz-moscada, ,misturando bem.

BÉCHAMEL

esse molho é de origem espanhola. Veja no site  a utilização dele que é bem abarngente.

Ingredientes:

 100g de manteiga (4 colheres de sopa)
 3 colheres (sopa) cheias de farinha de trigo
 1 litro de leite
 2 dentes de alho
 2 folhas de louro
 2 cebolas em fatias
 Pimenta-do-reino branca moída a gosto
 Noz moscada ralada a gosto
 Sal a gosto

Modo de fazer:

1) Coloquei em uma panela o leite, o alho, o louro, a noz-moscada, a cebola e a pimenta-do-reino e deixei no fogo brando até  ferver. Abaixei o fogo e cozinhei, mexendo de vez em quando, por mais 1 minuto.
2) Retirei do fogo, tampei a panela e deixei descansar por 10 minutos. Em seguida, coei a mistura em uma peneira . Reservie.
3) Numa panela de fundo grosso, derreti a manteiga em fogo brando e polvilhei com a farinha(o mesmo método do molho branco acima). Deixei cozinhar, sem deixar ganhar cor, até aparecer à superfície uma espuma esbranquiçada e o preparado desagregar-se ( base chamada ROUX); Tirei a panela do fogo. e adicionei o leite (pouco a pouco) sem parar de mexer com um batedor de arame (fouet) ou uma colher de pau até que o leite e o roux se incorporassem. cuidado para não empelotar: Coloquei o sal; Voltei ao fogo baixo e cozinhei, sem parar de mexer, por mais 10 minutos ou até que obtivesse um creme. Desliguei o fogo, acertei o sal e acrescentei a noz moscada, misturando bem.

 Dica do site: 1- Se, apesar de todos os cuidados, o molho empelotar, bata-o no liquidificador até ficar homogêneo ou passe-o por uma peneira.
 2- Se o molho não vai ser usado imediatamente, retire-o do fogo e deixe amornar levemente. Em seguida, passe sobre a superfície um pedaço de manteiga espetado em um garfo. Assim, evita-se a formação de uma película dura na superfície do molho. Quando o molho branco/bechamel estiver completamente frio, cubra a panela com filme plástico e coloque na geladeira.

Pronto amigos!! agora não terei  demora para achar essas receitas para fazer minhas tentativas de delícia rsrsr

Nenhum comentário: