domingo, 25 de setembro de 2011

Creme Gelado de Mascarpone com Amêndoas e Frutas

Oi Pessoal!

Já fiz duas vezes essa receita. Por último foi no jantar que fiz para minhas amigas. Hummm... É o que tenho a dizer! A suavidade, as texturas, o geladinho e o toque do mel com as frutas... ... É minha receita predileta para um jantar/almoço especial. Confesso que exagerei no tamanho das decaquoises (como tinha claras sobrando não calculei com precisão a quantidade e acabei usando clara em excesso aumentando o tamanho das decaquoises.) Mas seguindo a receita não tem erro! Achei no Trem  Bom. Muito boooooaaaa!

Ingredientes:
200g de amêndoas fervidas e sem casca (blanched em inglês)
6 claras
110g de açúcar
60g de açúcar de confeiteiro
50g de farinha de trigo
Modo de fazer

Processei as amêndoas bem finas no processador e reservei.
Desenhei três círculos de 18 cm num papel manteiga, e recortei-os coloquei em formas, mas, você pode colocar em assadeiras.
Bati as claras em neve e quando começou a formar picos suaves, acrescentei o açúcar. Quando os picos ficaram bem firmes e a mistura ficou bem brilhante acrescentei as amêndoas, açúcar de confeiteiro e farinha de trigo e misturei tudo delicadamente com uma colher de metal.
Usei um saco de confeiteiro para preencher os círculos de 18 centímetros (antes passei um tiquinho de manteiga) com a mistura. Levei ao forno e assei por uns 17 minutos, até que ficassem dourados. Enquanto a mistura estava assando preparei uma folha de papel manteiga polvilhando-a com açúcar de confeiteiro.
Quando os dacquoises ficaram prontos retirei do forno e deixei-os nas formas por 5 minutos antes de transferi-los para o papel manteiga previamente preparado. Deixei esfriar completamente.


CREME DE MARCARPONE

Ingredientes:
3 gemas
110g de mel (coloquei um pouco de açucar, 2 col, pois achei mieo sem açucar)
750g de mascarpone
60 ml de amaretto

Modo de Fazer
Preparei uma água para um banho- maria. Numa tigela coloquei as gemas e o mel, bati com um fouet e coloquei no banho-maria (já fervendo), bati por 7 minutos com o fouet ate que ficasse clara e grossa. Retirei do fogo e coloquei na batedeira (mas você pode bater com o fouet) e bati ate esfriar (fica lisinha). Em outra vasilha coloquei o mascarpone misturei bem, coloquei o amaretto e misturei até homogeneizar tudo. Acrescentei a mistura dos ovos e mexi bastante

MONTAGEM
Num prato coloquei o primeiro circulo de decaquoise (coloquei as decaquoises naquele formatador de bolos, mas você pode colocar diretamente uma forma que abre ao lado sem utilizar o prato e o formatador) e coloquei 1/3 do creme de mascarpone. Coloquei o segundo circulo mais 1/3 do creme. Em seguida coloquei o terceiro circulo e o restante do creme. Cobri com o filme plástico e coloquei no freezer. No dia seguinte transferi para a geladeira 30 minutos antes de servir (a original manda 15 minutos). Embebi as frutas com o amaretto. E quando servi coloquei as frutas e derramei mel por cima (da um visual lindo, pena que minha fila não fotografou de cima). Você pode utilizar as frutas conforme seu gosto e estação.

























2 comentários:

Gourmet e Gourmand disse...

Hoje já passeie por outros blogs e parece que tá todo mundo bem inspirado :O Você não ficou nem um pouquinho atráz :)
Menina que tentação é essa, Ivaneide do céu! Adorei a idéia :)
Muito gostoso :)
Um beijão flor, Queila

IVANEIDE disse...

Queila,
Faça que não te arrependerás!