domingo, 4 de setembro de 2011

Badejo Grelhado com Molho Pesto e Tomate Recheado


Gente, essa foi nossa comidinha de hoje. Fez tanto sucesso que decidi postar logo. Achei no site da Casa dos Vinhos,e  é uma receita do Chef Sandoval Medeiros, daqui de Salvador. Ele usou Salmão, mas o pessoal daqui de casa odeia Salmão, então adaptei. Ficou muito bom!. Recomendo! 

Ingredientes
1 Kg. Filé de Badejo (alto)
½ Maço de manjericão
50 g Parmesão
10 g de Pinoles
1 Dente de alho
6 Tomates grandes, redondos e firmes
60 g Arroz
30 g. Salsinha
3 g. Orégano
200 g. Batatas
Azeite de oliva extra-virgem 170 ml.
Pimenta do reino branca .
Modo de Fazer
Preparacão:
Lavei o manjericão e retirei as folhas . Lavei os tomates e cortei na parte superior fazendo uma tampa retirei as sementes e a polpa com cuidado reservei o caldo que sai do tomate e a polpa. Piquei e reservei 6 folhas de manjericão e a salsinha. Descasquei a batata e cortei em fatias e cozinhei deixando a batata um pouco consistente.
Filé de Badejo - Temperei os filés de Badejo com pimenta branca moída na hora, sal e um fio de azeite e grelhei os filés, reservei .
Molho Pesto – Apesar da receita original ser no liquidificador como o meu esta quebrado, coloquei num machucador e machuquei com alho e misturei comos pinoles que processei e adicionei o azeite e o queijo parmesão ralado na hora.( Mas vocë pode colocar as folhas de manjericão no liquidificador compactar as folhas no fundo do liquidificador com as mãos. Adicionar o azeite de oliva extra-virgem até cobrir as folhas, adicione ½ dente de alho e bata rapidamente, se o liquidificador tiver o modo pulsar utilize, adicione o pinoles pique o pinoles grosseiramente, verifique a consistência do molho, não deve ficar muito fino, nem muito espesso, adicione azeite aos fios batendo rapidamente tomando cuidado para não aquecer demais e deixar a folha muito escura por último adicione o queijo e bata mais uma vez, observe a consistência).
Tomate Recheado – Temperei a parte inferior dos tomates com sal, pimenta do reino e um fio de azeite. O Arroz j a estava cozido desde o dia anterior. Coloquei o arroz em uma tigela juntei a salsinha e o manjericão picados, ½ dente de alho esmagado, um pouco do suco da polpa do tomate coado ( o restante do caldo e dos miolos dos tomates guardei para usar em algum molho), orégano, um pouco do azeite e mexi tudo. Distribui o  arroz temperado  nas cavidades do tomate cobri  com a tampa, coloquei os tomates recheados em uma assadeira colocando uma camada das batatas fatiadas e cozidas, regei com azeite (eu coloquei um pouco de oregano e pimenta branca nas batatas) e levei ao forno a 170º. Até completo cozimento.  

Montagem
Coloquei um pouco do molho pesto no prato de servir coloquei o filé de Badejo em cima do molho, coloquei o tomate recheado ao lado decorado com a “flor” de manjericão(como não sobrou coloquei um pouco de salsinha em cima).
Rendimento
6 pessoas



5 comentários:

Adriana M disse...

Oi Ivaneide,
obrigada pelos comentários lá no blog e pela divulgação! Que coincidência, fiz tomate recheado hoje, mas foi com queijo!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com

Gourmet e Gourmand disse...

Ótima adaptação! Adoroooo badejo e com certeza deve ter ficado uma delícia mesmo :)
Muito bom gosto você tem :)
Um cheiro, Queila

IVANEIDE disse...

Adriana,
Meu filho perguntou se eu ja tinha feito com queijo. Se vocë puder mande-me a receita. bjs.

Queila,
Obrigada! espero que meu gosto seja bom. As vezes não sei rs.bjs

Adriana M disse...

Ivaneide,
não tem receita, eu e minha irmã inventamos,só dividimos os tomates na metade e colocamos azeite, sal, manjericão e queijos (prato e catupiry), depois colocamos parmesão ralado e deixamos gratinar. Acho que a receita deve ser com queijo mussarela,pois o catupiry derreteu muito, mas ficou gostoso assim mesmo!
Bjs
http://batalhagourmet.blogspot.com

IVANEIDE disse...

Nooossa!! vou tentar!!! parece delicia!