quarta-feira, 6 de abril de 2011

Pães - Pães



Primeiramente,  queria me desculpar pela ausência, estive viajando em férias. Estive num país bastante exótico, Marrocos e que possui uma cozinha bem interessante.Breve pretendo publicar alguma receita de Marrocos.

Mas vamos ao assunto de hoje: Pães.  Nunca me imaginei fazendo pão. Achava difícil, impossível. Quando comecei percebi como é fascinante ver algo tão simples como farinha , fermento e sal, por exemplo , transformar-se em algo tão bonito  e tão útil como alimento, como um pão. Confesso não ser ainda expert, mas tenho sempre tentado e às vezes fica muito bom, como essa receita ai embaixo. Trata-se de uma receita do Cerejinha.

Ingredientes:
1 copo de óleo
1 copo de leite morno
1 copo de buttermilk (misture 1 colher de vinagre em um copo de leite e deixe descansar por 10 minutos)
2 colheres de sopa de açúcar (se quiser mais doce, coloque 5 colheres de açúcar, se quiser mais salgado, coloque uma só e dobre a quantidade de sal)
50g de fermento biológico fresco (ou 1 envelope do seco)
3 ovos
1 colher de sopa rasa de sal,
 farinha até dar ponto (+ ou - 1kg).

Modo de fazer:
Coloque o fermento numa tigela, junte o açúcar e o leite morno. Mexa bem até dissolver totalmente o fermento (reservo três minutos num lugarzinho morno para reagir). Fazer esse método tanto para o fresco como para o granulado. Bata no liquidificador a buttermilk, o óleo, os ovos e o sal. Despejar na mistura de fermento e misturar. Vá juntando a farinha (-+ 1 Kg) aos poucos até obter uma massa lisa e homogênea, que não grude nas mãos. Sove bem a massa ( no mínimo 10 minutos). Coloque numa tigela polvilhada com farinha, cubra com um pano limpo e deixa descançar até a massa crescer bem.
De forma aos pães como desejar( no caso fiz tranças), cubra novamente e deixe crescer de novo.

Para Pão Doce: Faça uma misturinha de mel, gema e leite e pincele todo o pão. Polvilhe açúcar cristal.

Para o Pão Salgado: Polvilhe farinha de trigo.

Leve assar até dourar por 1 hora ou até dourar





2 comentários:

Carla disse...

Humm... gostei da receita, parece deliciosa e senti sua ausência

Ivaneide Passos disse...

Oi Carla!
Pois, é tô de volta! veja porque estive ausente no blog: passosnomundo.blogspot.com.
Uma dica para esse pão: não tenha pressa para que a massa cresça. Espere bastante, faço pela manhã e só asso à tardinha. bjs