sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

BOLO DE CHOCOLATE DA NIGELLA OU O MELHOR BOLO DE CHOCOLATE DO MUNDO

Amigos,
Andei meio sumida. Estou sobrecarregada entre trabalho e proximidade de férias, preparo de viagem etc. Cansei de postar as receitas da ceia de Natal. Depois eu termino. Estava ansiosa para publicar a receita deste bolo: siplesmente maravilhoso é da Nigella, mas conheci no blog da Izumi. Enfim, já fiz algumas vezes e não me arrependi. Desculpe se a aparência não está como poderia ficar, mas ainda não fiz meu curso de decoração de bolos rs.



Ingredientes:
400 g de farinha de trigo
250 g de açúcar refinado
100 g de açúcar mascavo
50 g de chocolate em pó
2 cols (sopa) de fermento
1 col (sopa) de bicarbonato de sódio
1/2 col. (sopa) de sal
175 g de manteiga sem sal, derretida e fria
125 ml de óleo de milho (usei soja)
300 ml de água gelada
3 ovos
142 ml de creme de leite
1 col. (sopa) de extrato de baunilha


Cobertura e recheio:
175 g de chocolate meio amargo derretido e frio
250 g de manteiga sem sal
275 g de açúcar de confeiteiro peneirado
1 col. (sopa) de extrato de baunilha

 
Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Modo de Fazer:
Forre com papel manteiga e unte 2 formas de 20 cm de diâmetro.( eu fiz em uma forma  20x 20 e outra 10 x 10 e montei os bolos
Juntei  em um recipiente grande a farinha, os açúcares, o chocolate, o fermento, o bicarbonato e o sal misturando bem e adicionei , reservei.
Em outro recipiente, misturei os ovos, o creme de leite e a baunilha e reservei.


Bati  na batedeira, a manteiga derretida e o óleo de milho até que se misturem e em seguida adicionei a água gelada (forma uma mistura bem firme) e os ingredientes secos e misturei com uma espátula,  bem devagar.

  Adicionei a mistura com ovo, e misturei novamente. Coloquei nas formas untadas previamente.

* Cozinhe os bolos por cerca de 1 h no forno a 180ºC e deixe que esfriem em suas formas por 15 min antes de retirá-los.

 
Cobertura e recheio:Derreti o chocolate no microondas ou em banho-maria e deixei esfriar um pouco. Em outro recipiente, bati a manteiga até que ficasse cremosa, adicionei o açúcar – 1 colher de cada vez – e bati novamente até que a mistura ficasse leve. Em seguida adicionei a baunilha e o chocolate e misturei. Coloquei 1/4 dessa mistura no meio dos 2 bolos e o restante no topo, alisando com uma espátula.


 Obs>Este bolo poderá ser feito meia receita numa forma tamanho 32x20cm. Poderá conseguir um efeito interessante colocando o glacê inteiro Para essa quantidade de massa, calcule cerca de 45 minutos no forno pré-aquecido 180 º C. 







Outra versão

Nesta versão fiz a metade do bolo  e o dobro do Glacê

Olha como a Glacê fica alta, é para quem gosta de muita Glacê...


7 comentários:

Carla disse...

Achei muito lindo este bolo!

De Comer disse...

Merci!

Sofia Ávila disse...

eu acho q não consegui acertar o ponto da cobertura... simplesmente não deu certo, a manteiga n ficou nessa textura e eu só sentia o gosto do açúcar... o que houve?
tive que cobrir com ganache =/

IVANEIDE disse...

oi Sofia! como ficou a textura? que tipo de acucar você usou? a manteia era aguada? ja fiz diversas vezes e nunca falhou .. Você notou que modifiquei as quantidades/ caso o seu esteja mole aumente o acucar. Enfim, não tem erro (tente em ultimo caso com as porções originais). Essa cobertura e fundamental para compor o sabor deste bolo. qq coisa mande um e-mail ivaneidepassos@Gmail.com.

Sofia Ávila disse...

usei açúcar de confeiteiro mesmo. a manteiga era normal, pelo menos eu acho. era sem sal. ficou num ponto de calda, não de cobertura. vou tentar mais vezes pra ver se acerto. obrigada.

Anônimo disse...

Sofia, provavelmente você colocou o chocolate muito quente. Deixe esfriar bem, e só então acrescente na manteiga batida.

Ivaneide Passos disse...

[E verdade, sempre deixo esfriar bastante!!