domingo, 28 de abril de 2013

Scones de Bluebarry (mirtilos) com Creme Fraîche







Gente, 

Estou de volta de férias. Passei 20 dias  entre o Oriente Médio e a Europa, mas agora voltei e estou ainda com muita preguiça, rs, mas mesmo assim  tentando postar coisas super atrasadas... Amo mirtilos (bluebarries) Aqui em minha cidade é difícil de achar, por isso sempre que encontro , mesmo sem saber o que fazer eu compro, rs. Achei essa receita simpática e ideal para acompanhar um cafezinho aqui neste  blog maravilhoso.

 Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
2 colher de chá. fermento em pó
1/2 colher de chá. sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada
1 ½ xícara  de blueberries
1 ovo mais 1 gema
213 gramas de crème fraîche
1 1/2 colher de chá. extrato de baunilha
Açúcar (demerara ) para polvilhar
 Instruções:
Pré-aqueça o forno a 180 o C
 Misturei a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela grande coloquei tudo no processador e juntei a manteiga  reservei. Bati os ovos, creme Faichê e baunilha. Misturei delicadamente a mistura e crème fraîche na mistura de farinha (massa vai ficar muito úmida). Adicionei os mirtilos e misturei bem. Coloquei a massa sobre superfície enfarinhada trabalho  coberta com farinha de trigo. Fiz um círculo com a massa e cortei triângulos (6). Transferi os triângulos para a assadeira com o espaçamento de 2 cm de distancia . (se você tiver polvilhe açúcar demerara por cima). Assei até dourar pálido (ou  se quando inserir um palito tenha saído limpo) cerca de 25 minutos. Servi os scones mornos, mas pode ser em temperatura ambiente.



Creme Fraîche feito em casa

Ingredientes :
1 xícara de creme de leite fresco
 2 colheres de sopa de *Buttermilk (*misture 1 colher de vinagre em um copo de leite e deixe descansar por 10 minutos)

Modo de Fazer:
Em uma tigela, misturei o creme de leite e o buttermilk . Cobri com um pano limpo de cozinha em um local quente e sem correntes de ar e deixei descansar até engrossar ( mas ainda assim uma consistência fluida) deixei de 12 a 16 horas. No dia seguinte misturei e leve à geladeira até utilizar. Pode ser refrigerado por até 1 semana.








4 comentários:

São Ribeiro disse...

QUE BOM QUE ESTAS DE VOLTA E COM UM SCONES TÃO LINDOS E COM UM FRUTO QUE ADORO.
Bj

IVANEIDE disse...

Oi São!! obrigada pelas boas vindas! que bom que gostou, farei visitas para saborear, com os olhos, suas delicias, rs
bjs

Marisa Vlasic disse...

Oi querida amiga Ivaneide, você também estava de férias, bom demais não é mesmo?!! Que legal, visitou o Oriente Médio, tão exótico!! Infelizmente elas acabam, mas como você bem mencionou, a vida é boa justamente por conta de todos esses momentos !!
Ficaram lindos e deliciosos os scones e mirtilo não é realmente muito fácil de achar, por isso você faz bem em comprar, pois certamente você sempre fará coisas deliciosas como essa !!

Beijinhos e um lindo fim de semana!
Marisa

IVANEIDE disse...

OI Marisa, vc esteve no Brasil, né? meu prazer nas férias é sair um pouco do Brasil. Mas é assim emos que as coias acontecem.. umdia pretendo
morar fora. bjs e obrigada por sua visita.