terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Bolo de Chocolate de Pierre Hermé

Amigos,

Êita bolinho gostoso,esse aqui. Fiz na Ceia de Natal, mas quem primeiro se arriscou a fazê-lo foi meu marido... ficou bom, em vistas da experiência e habilidades do pastissêr, rs. Mas faz sucesso onde eu levo. Encontrei no Trem Bom e do meu patisser preferido, Pierre Hermé, livro Chocolate Desserts. A recomendação é que seja feito com um chocolate especial, a marca Valrhona Guananja . Mas eu fiz com o velho Laca mesmo e fica maravilhoso, úmido, massa bem macia.

Ingredientes
250g de chocolate amargo de boa qualidade picado bem fininho (usei um comum)
250g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
200g de açúcar
4 ovos grandes em temperatura ambiente
70g de farinha de trigo

Modo de fazer
Usei uma forma redonda de 24-cm e de 5 cm de altura. Untei a forma, forrei o fundo com papel manteiga, untei o papel manteiga e povilhei tudo com farinha de trigo. Pre-aqueci o forno – 180oC.

Derreti o chocolate no microondas, mas vocë pode derreter num recipiente de vidro sob o vapor de água (sem que a água toque o chocolate).

Bati a manteiga e o açúcar na batedeira por 4 minutos em velocidade média. De vez em quando raspava a mistura que fica nas laterais para que tudo ficasse bem batido. Acrescentei os ovos 1 por 1, batendo por 1 minuto após cada adição. Reduzi a velocidade da batedeira e acrescentei o chocolate derretido, só o suficiente para que o chocolate se incorporasse à massa. Em seguida, mantendo a velocidade baixa, acrescentei a farinha de trigo. Não bati demais. Só para que a farinha se incorporasse à massa. Transferi para a forma e levei ao forno na parte central do forno. O tempo deve ser de 29 minutos. Testei com a faca encontrei uma mancha de chocolate na faca. Este é o ponto certo pois o bolo ainda vai estar levemente molhadinho no centro. Retirei do forno e deixei esfriar numa grelha. aPara facilitar o desenformar do bolo deixe esfriar (pode deixar na geladeira por umas duas horas coberto com filme pvc) Quando desenformar a parte crocrante deve ficar pra beixo. Retire o papel manteiga e sirva.

pode ser servido puroou com sorvete de baunilha (ierre Herme recomenda sorvete de gengibre)

Versão do meu marido


7 comentários:

Ana Claudia disse...

Esse bolo é maravilhoso!!! Não sei como é o de Pierre Hermé, mas o que você faz, é de comer rezando!!! Obrigada por compartilhar conosco, essas maravilhas gastronômicas! Já anotei e vou fazer!!

IVANEIDE disse...

kkkk ö Claudinha que felicidade vc postando aqui.... sei que presente sempre está... obrigada por fazer parte desta minha paixão.. bjs

Maurício disse...

Fiz este bolo e ficou ótimo :D

IVANEIDE disse...

Que legal Maurício, se até o que meu marido fez ficou bom, imagina o seu que deve cozinhar! obrigada pela visita!

Carol Porto Santos disse...

Esse bolo é MARAVILHOSO!!!! Meu marido achou o melhor bolo de chocolate do planeta.... muito obrigada Ivaneide lindaaaa por nos trazer essa delícia!!! Hj ainda sobrou uma última fatia fininha e Gustavo disse q NINGUÉM pode mexer.... hhhahaha... é dele!!!!! Beijos

IVANEIDE disse...

kkkk Carol vcs são lindos!! que bom que gostaram a felicidade foi toda minha!

Bianca disse...

Parece ótimo! Já tenho minha receita de bolo de chocolate favorito, mas vou testar este certamente.