Como falei estou na fase bolos japoneses e suas massinhas fuá-fuás. Segue esse que encontrei aqui.
Bolo
4 ovos inteiros
4 gemas
100 g de açúcar
80 g de farinha com fermento, peneirada
60 g de manteiga derretida
 Recheio:
100 g de queijo mascarpone, temperatura ambiente
50 g de açúcar
250 g de creme creme de leite
Cointreau ou Grand Marnier (ou Kirsch)
Morangos doces(digamos que aqui nunca acho esses morangos, tenho que usar o que encontro, rs), cortados (reserve alguns mais inteiros para decoração)

Modo de fazer
Bolo:
Pré-aqueça o forno a 180 oC e forre duas formas quadradas de 20 centimetros com papel manteiga.
Bati os ovos (inteiros e gemas)na batedeira com o açúcar em uma velocidade media-alta até que a mistura  ficasse muito espessa  (estágio fita). Incorporei a farinha em três adiçõs e misturei cuidadosamente, para não perder demasiado ar. Misturei a manteiga derretida até ficar bem misturada.  Dividi a massa entre duas formas  preparadas e assei por cerca de 20 minutos. Deixei esfriar sobre uma grelha

Recheio:

Misturei o queijo mascarpone, açúcar, creme de leite e licor, e bati até formar um pico semi-rígido, mas ainda com o seu brilho. Usei-o imediatamente.
Para montar:
Coloquei uma camada de bolo sobre uma base e espalhei o recheio por cima. Dispus as fatias de morango e cobri com o outro bolo. Espalhei a outra camada fina de recheio por cima e decorei (fique à vontade). Você pode simplesmente  colocar o chantily por cima..





Torta de Morango com Mascarpone







Gente, 

Estou de volta de férias. Passei 20 dias  entre o Oriente Médio e a Europa, mas agora voltei e estou ainda com muita preguiça, rs, mas mesmo assim  tentando postar coisas super atrasadas... Amo mirtilos (bluebarries) Aqui em minha cidade é difícil de achar, por isso sempre que encontro , mesmo sem saber o que fazer eu compro, rs. Achei essa receita simpática e ideal para acompanhar um cafezinho aqui neste  blog maravilhoso.

 Ingredientes:
2 xícaras de farinha de trigo
1/4 de xícara de açúcar
2 colher de chá. fermento em pó
1/2 colher de chá. sal
6 colheres de sopa de manteiga sem sal gelada
1 ½ xícara  de blueberries
1 ovo mais 1 gema
213 gramas de crème fraîche
1 1/2 colher de chá. extrato de baunilha
Açúcar (demerara ) para polvilhar
 Instruções:
Pré-aqueça o forno a 180 o C
 Misturei a farinha, o açúcar, o fermento e o sal em uma tigela grande coloquei tudo no processador e juntei a manteiga  reservei. Bati os ovos, creme Faichê e baunilha. Misturei delicadamente a mistura e crème fraîche na mistura de farinha (massa vai ficar muito úmida). Adicionei os mirtilos e misturei bem. Coloquei a massa sobre superfície enfarinhada trabalho  coberta com farinha de trigo. Fiz um círculo com a massa e cortei triângulos (6). Transferi os triângulos para a assadeira com o espaçamento de 2 cm de distancia . (se você tiver polvilhe açúcar demerara por cima). Assei até dourar pálido (ou  se quando inserir um palito tenha saído limpo) cerca de 25 minutos. Servi os scones mornos, mas pode ser em temperatura ambiente.



Creme Fraîche feito em casa

Ingredientes :
1 xícara de creme de leite fresco
 2 colheres de sopa de *Buttermilk (*misture 1 colher de vinagre em um copo de leite e deixe descansar por 10 minutos)

Modo de Fazer:
Em uma tigela, misturei o creme de leite e o buttermilk . Cobri com um pano limpo de cozinha em um local quente e sem correntes de ar e deixei descansar até engrossar ( mas ainda assim uma consistência fluida) deixei de 12 a 16 horas. No dia seguinte misturei e leve à geladeira até utilizar. Pode ser refrigerado por até 1 semana.








Scones de Bluebarry (mirtilos) com Creme Fraîche