Gente, que trabalheira fazer esse prato. Enfim, poderia ter saído mais bonito...Comemos bem quentinho com um cafezinho...

Ingredientes:
 Massa:
leite (um pouco)
sal
1 ovo
6 colheres (sopa) de manteig
4 colheres (sopa) de açúcar
 2½ xícaras (chá) de farinha de trigo
um pouco açúcar de confeiteiro para decorar

Recheio
4 colheres (sopa) de manteiga
2 ovos
250 g de morangos pequenos
50 g de biscoito maria
150 g de amêndoas picadas
uma col (sopa) de casca ralada de 1 limão
8 colheres (sopa) de açúcar
250 g de ricota

Modo de fazer:

Massa
Misturei a farinha com  o ovo, o açúcar, a manteiga amolecida e picada e 1 pitada de sal. Acrescentei algumas colheradas de leite quente e sovei a massa energicamente, ( se necessário adicione, um pouco mais de leite, até obter uma massa lisa e macia). Fiz uma bola e embrulhei a massa com um pano de prato pode ser filme plástico), coloquei no forno morno e deixei descansar por 30 minutos.

 Recheio: numa tigela, misturei a ricota com o açúcar, a casca de limão, as amêndoas, 1 ovo, os biscoitos batidos no processador ou bem esmigalhados e os morangos picados. Coloquei a massa sobre uma folha de papel-manteiga e abri-a com um cilindro (bem fininha), no formato de um retângulo. Pincelei a massa com a manteiga derretida e distribui o recheio preparado, de modo uniforme, deixando livre cerca de 2cm de borda. Enrolei a massa com a ajuda do papel-manteiga (tipo um rocambole) e fechei as extremidades com as pontas dos dedos. Coloquei numa fôrma, dando uma forma ligeiramente curvada. Pincelei a superfície com o ovo restante batido, levei ao forno médio e assei por cerca de 50 minutos,(ou até dourar de modo uniforme). Retirei do forno, deixei amornar e polvilhe com bastante açúcar de confeiteiro peneirado. Cortei em fatias.








Strudel com Morangos, Ricota e Amêndoas



Gente, amo sobremesas do tipo creminhos, pudins etc. Para meu gosto, este é o creminho perfeito!! amo a mistura de especiarias com o creme deleite, amo a textura... o caramelo por cima ah!!! tudo enfim... Acho meio difícil  de fazer, você corre riscos de não dar certo, de talhar etc.. por isso é necessário muita calma nesta hora, rs. Mas vale muito a pena!!. Amei essa receita (foi a única que fiz até a gora e não consigo querer fazer outra, é do Blog Techncolor Kitchen (que achou na revista  de Donna Hay). Aproveitem!!

Ingredientes:

2 xícaras (480ml) de creme de leite fresco
2 paus de canela
2 colheres (sopa) de conhaque
1 fava de baunilha
5 gemas
56g de açúcar refinado (¼ xícara + ½ colher (sopa)
66g de açúcar refinado (1/3 xícara) (extre para cobrir ou faça a calda de caramelo.

Modo de fazer:

Pré-aqueci o forno a 150°C. À parte coloquei as gemas e o açúcar numa tigela e misturei bem com um fouet, reservei. Numa panelinha coloquei junto o creme de leite fresco, os paus de canela e o conhaque. Abri a fava de baunilha e raspei as sementinhas além de adicionar a fava à panela, levei tudo ao fogo baixinho até que a mistura começasse a ferver. Retirei as especiarias e misturei rapidamente , batendo com o fuet, às gemas e o açúcar já batidos. Retornei ao fogo baixinho, mexendo sem parar por uns 8 a 6 minutos até que a mistura engrossasse e cobrisse as costas de uma colher de pau  Não deixe ferver... Distribui o creme entre quatro potinhos com capacidade para 120 ml. Coloquei numa assadeira de bordas altas com àgua fervente e levei ao forno por 15 a 20 min ( ou até o creme firmar). Se você tiver maçarico de cozinha, cubra os potinhos com o açucar refinado extra e queime com o maçarico. Caso não faça como a dica que Patricia Scarpin dá em seu blog: fiz uma calda de caramelo e joguei por cima hummm ficou 10000!! Obrigada Patricia!!

Calda de caramelo: use qualquer calda. Eu faço assim: 1 xic de chá de açucar com 1/2 xic de chá de água, deixo ferver até dar o ponto (lembre-se, nào pode ter açucar nas bordas) atente  para o momento de retirar do fogo para nào queimar.










Crème brûlée de eggnog

 Esse bolo  está na minha lista Top!! imagine num dia fiozinho (raridade nestas paragens) você comer esse bolo bem quentinho, com a ganache bem quentinha também hummm que carinho... Achei no Blog da admirável  confeiteira portuguesa Leonor Bastos :  Blog Flagrante Delícia, amo!!!

Ingredientes:

150 g de manteiga amolecida
125 g de açúcar
2 ovos
100 g de avelã tostada e moída
150 ml de leite
150 g de farinha de trigo
6 g de fermento químico

 Ganache

50 g de chocolatemeio amargo ( 52%) usei 48%
25 ml de creme de leite fresco (o original pedia natas a 35% M.G)
Pré-aquecer o forno a 180º C.

Modo de fazer

 Usei uma forma de bolo inglês pequena. O original manda usar uma forma retangular de  20 x 11 x 7 cm.
Bati a manteiga com o açúcar até  estar cremoso e esbranquiçado. Adicionei as gemas uma a uma batendo bem. Juntei o leite e a avelã, até formar uma mistura a homogênea.  Juntei a farinha peneirada com o fermento e bati rapidamente apenas até ligar todos os ingredientes separadamente, bati as claras em castelo neve e incorporei na massa (a chef pede para que misture-se primeiro 1/3 e depois o resto, com movimentos suaves, achei essa forma muito boa para a massa não murchar ). coloquei a massa na forma e assei  durante cerca de 40 minutos (mas você pode fazer o teste do palito). 
Ganache:

Piquei o chocolate. Reservei. Fervi o creme de leite, retirei do fogo e misturei com o chocolate. Misturei até ficar homogêneo. Você poderá espalhar sobre o bolo ou servir  como um molho.





Bolo de avelã com ganache de chocolate


Encantei-me com essa receita do Blog Cozinha de Fabrisa. Amo mascarpone e sempre acredito que e qualquer coisa fica bem com esse queijo. Não encontrei um produto chamado cajuada( acho que não tem no Brasil) substitui por gelatina e ficou super leve com uma consistência ótima. Originalmente feito em um equipamento chamado bimby que não conheço aqui no Brasil. Enfim, esperava sabor mais denso, mas pra quem gosta de sabores suaves (eu até gosto), vai gostar.( o caramelo faz a diferença...)

Ingredientes

500 g queijo mascarpone (usei 250 gr)
250 ml de leite (usei 125 ml)
2 pacotes de cuajada (usei 6 g de gelatina em pó)
90 g. açúcar
 250 ml de creme de leite fresco

Modo de fazer

Primeiramente fazer um caramelo (utilizo 1 xic de açúcar e 1/2 xícara de água, deixo até caramelizar e imediatamente cobri  as 10 forminhas.
Misturei todos os ingredientes em  uma panela, bati com o fouet até ficar bem misturado. Coloquei no fogo baixo e mexi até um pouco antes de ferver .
Coloquei nas forminhas previamente caramelizadas e coloquei o líquido, deixei esfriar coloquei na geladeira até a hora de servir.









Flan de Mascarpone

Gente, quando vi esse bolinho me apaixonei: tinha que fazer! E acabei neste momento. Uma delícia!! Achei no sita da Espaço Fashion (grife carioca) e é uma sobremesa do restaurante Rascal (Rio de Janeiro).

Ingredientes:
 9 claras
 9 gemas
1 xícara de açúcar
270g de chocolate Nestlé
 250g de manteiga
1 colher e meia de sopa de conhaque
sorvete de creme (não tinha em casa)
 morangos e calda de frutas vermelhas a gosto.

Modo de Fazer

 Derreti a manteiga no microondas (mas você poderá faze-lo em banho-maria) deixei esfriar, sem endurecer, e reservei.
Bati ( na batedeira) as claras até formar em neve, brilhante. Sem parar de bater, adicionei aos poucos e na seguinte ordem: gemas e o açúcar. Abaixei a velocidade e juntei o chocolate em pó. 
Em seguida, adicionei a manteiga derretida e bati, rapidamente, até homogeneizar. Separei uma parte da mousse para a cobertura e adicionei o conhaque e reservei.
 Despejei o restante em forminhas individuais (usei potinhos de cerâmica mas você pode usar aquelas  de fundo falso)sem untar, até faltar 1,5cm para encher a forma. Levei ao forno pré-aquecido, a 110 ° C, por 15 minutos. Retirei do forno e deixe esfriar. 
Coloquei a cobertura reservada (eu nào esperei esfriar mas só coloque  quando esfriar totalmente). Cubri com papel filme e guardeina geladeira.
 Quando servir, capriche no sorvete de creme e nos morangos com calda de frutas vermelhas. 






Torta de chocolate com sorvete, morangos e frutas vermelhas



Gente, Estava com essa receita guardada há tempos. Mas, estava meio desconfiada... Não é que o bolo é uma delícia!?!?!? amei muitooo. Trata-se de uma tradição Recifense. Segundo essa tradição deve-se guardar e comer um pedaço do  bolo , após um ano (guardar congelado ) para dar sorte. É uma variante do bolo inglês. Vale a pena fazer, pois é delicioso. Este entrou para minha lista Top! Achei no maravilhoso Rainhas. Obs: Não coloquei o glacê... mas fica à vontade! obs2. Fiz a metade desta receita e deu um bolo grande...

Ingredientes:
500 g de farinha de trigo
500 g de açúcar mascavo
500 g de manteiga ou margarina
1/2 xícara de vinho tinto
1 colher (sopa) de conhaque
1 colher (sopa) de raspas de limão
1 colher (sopa) de fermento em pó
300 g de ameixas bem picadas
300 g de frutas cristalizadas picadas
200 g de passas brancas
200 g de passas pretas
1/2 xícara de nozes picadas
8 ovos
1 pitada de cravo triturado e peneirado
 Noz-moscada e canela em pó a gosto
 Modo de fazer

Deixei as passas de molho no vinho (ele mandam que seja vinho do porto, mas eu usei o tinto mesmo) de um dia para o outro. Bati a manteiga com o açúcar por 6 minutos (mas pode bater a té ficar esbranquiçado) Juntei os ovos (um a um) e bati até ficar homogêneo. À parte juntei as raspas de limão, a noz-moscada, o cravo e a canela misturei e acrescentei a massa. Em seguida, juntei a farinha e o fermento peneirei e acrescentei, batendo sem parar. Juntei as ameixas e as frutas e misturei e acrescentei. Adicionei o conhaque e o vinho com as passas e misturei. Aqueci o forno em temperatura média. O original manda forrar 2 fôrmas com papel manteiga e untar com bastante manteiga e dividir a massa entre as duas fôrmas. Eu, como fiz a metade, usei uma forma de buraco no meio untei e Polvilhei farinha e assei por 40 minutos (o Original manda 55 ou até que, ao espetar um palito, ele saia limpo) Deixei esfriar.

Não fiz esta parte:

Não fiz as Glacês, mas segue a receita conforme original:
Glacê mole
2 xícaras de açúcar de confeiteiro
3 claras Glacê duro
8c de açúcar de confeiteiro
2 colheres (sopa) de suco de limão
4 claras

Glacê mole
Bata as claras até espumarem e acrescente o açúcar. Continue batendo até engrossar.

 Glacê duro
Bata as claras com o suco de limão até espumarem. Junte o açúcar aos poucos, mexendo com uma colher de pau. Misture até obter uma massa (essa massa ainda gruda nas mãos). Transfira para uma superfície lisa e sove, acrescentando o açúcar restante aos poucos, até obter uma massa lisa e que não grude nas mãos. Cubra com filme plástico para não ressecar.

Montagem
Desenforme o bolo maior sobre um prato e cubra-o com uma camada do glacê mole. Coloque o segundo bolo por cima e cubra-o da mesma maneira.

Reserve a sobra do glacê. Polvilhe açúcar de confeiteiro sobre uma superfície lisa. Abra uma porção da massa dura com um rolo na espessura de 0,5 cm. Corte pedaços com uma faca e cubra toda a lateral e a superfície do bolo.











Bolo de Noiva de Recife ( Receita de Eliane e Jane Asfora )